Newsletter

A água está batendo nas startups

Enviado em: May 23, 2022
View this email in your browser

"Preparem-se para o pior", diz a maior aceleradora do mundo

Fala, Data Hackers. Sejam bem-vindos a mais uma newsletter! Prontos para começar mais uma semana bem informados?

Nessa edição destacamos a carta da Y Combinator para fundadores de startups do portfolio, denotando a dificuldade que o mercado pode enfrentes nos próximos meses quando o assunto é investimentos e lucro. Você ainda encontrará algumas explicações sobre os possíveis motivos dessa desvalorização da NASDAQ e empresas de tecnologia.

E a nossa news não acaba por ai. Ainda nessa edição, vamos falar sobre:

NOVA LIVE DATA HACKERS
Challenge State of Data: O que você precisa saber para ganhar a competição e levar o PS5 pra casa

Amanhã ás 20h, eu, Gabriel Lages e Allan Sene iremos fazer uma live falando sobre o Challenge do State of Data Brazil, que já está no ar e você pode participar para consegui ganhar prêmios incríveis. Nessa live vamos dar algumas dicas de como extrair o melhor da competição e aumentar suas chances de conseguir vencê-la. 

Já acessa o link da live e coloque o lembrete para não perder esse nosso papo. Te vejo lá!

O que está acontecendo no mercado de tecnologia pelo mundo?

A indústria de tecnologia tem passado por algumas crises esse ano. Os problemas vão de centenas de empresas realizando demissões até a desvalorização que a NASDAQ tem tido esse ano. Os motivos são vários para isso (a CNBC fez uma matéria bem completa explicando alguns possíveis motivos), mas parece que tem preocupado até a Y Combinator: a maior aceleradora de startups do mundo.

Em uma carta enviada a fundadores, a YC recomendou que se preparem para o pior, uma vez que ainda é muito incerta a situação economica, dada a alta de juros que os Estados Unidos tem enfrentado. Essa matéria da Exame fala como até mesmo algumas empresas no Brasil já estão sentindo os efeitos, como QuintoAndar e Facily. (em Português)

Um ano usando R (e as frustrações que isso gerou)


O usuário do Github ReeceGoding fez um trabalho muito legal em organizar seu aprendizado (e frustração) com a linguagem R, levantando seus pontos fracos e fortes. Embora tenha sido feito sobre R, esse tipo de exercício pode (e deveria) ser feito sobre qualquer linguagem, mostrando os tradeoffs e no que elas são boas e ruins. Espero muito que esse tipo de trabalho sirva de inspiração para muitos outros. (em Inglês) 

Como mentir que está de férias usando Deepfake


Matt Bell estava de férias em Roatan quando recebeu seu acesso ao DALLE-2, a IA da OpenAI capaz de gerar imagem a partir de texto. Então, ele teve uma ideia: se eu criar imagens falsas das minhas férias, as pessoas irão perceber? Conheça o resultado nesse post muito legal. (em Inglês)
OUTROS TÓPICOS
A Meta criou o seu próprio GPT-3, e está dando ele de graça
A empresa do Facebook deu um grande passo para a pesquisa em modelos de linguagens. Eles criaram um modelo muito parecido com o GPT-3 (incluindo seus viéses e toxicidade) e o tornaram open-source, diferente da OpenAI, que criou um serviço para utilizar o modelo, e não compartilhou o código nem o modelo em si. A principal intenção do Meta é justamente que mais pessoas possam ter acesso e entender os perigos, falhas e defeitos que tais modelos gigantescos de linguagem possuem. (em Inglês)

Por que não existe um formato de dados decente para dados tabulares?
Essa discussão no Hacker News é bem interessante, onde diferentes visões sobre os mais comuns formatos de dados tabulares são dadas. (em Inglês)

O que faz um Engenheiro de DataOps?
Um dos profissionais de dados que mais tem ganho destaque nos últimos tempos é o DataOps Engineer. Esse papel na área de dados ainda é muito novo, e suas atribuições são muitas das vezes confundidas. O pessoal do Data Kitchen reuniu algumas informações para esclarecer sobre onde está o valor de negócio entregue por esse profissional. (em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
  • Python e/ou Go
  • Spark
  • EXP criando serviços robustos e resilientes
  • EXP com microsserviços
  • EXP com algum serviço de cloud
  • Superior completo
  • Python
  • Comunicativo
  • Conhecimento de negócio
DICA DE FERRAMENTA
Detecte data e model drift com Eurybia

Compartilhado no nosso Slack, essa ferramenta promete ajudar na produtização de modelos de Machine Learning, identificado data drift e model drift, além de validar dados antes de colocar modelos em produção. (em Inglês)
MEME DA SEMANA
"Cuidado ao estacionar no campus da universidade. Eu tinha dois papers de ML dentro do carro e alguém quebrou a janela e deixou mais dois"
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Como as maiores empresas do mundo fizeram seus bilhões

As big techs foram responsáveis por gerar US$ 1,4 tri no último ano (a nível de comparação, isso é maior que o PIB do México, e quase maior que o do Brasil). Mas, como e de onde veio esse dinheiro? O pessoal do Visual Capitalist fez um breakdown bem interessante sobre as fonte de receitas de algumas das maiores empresas do mundo. (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS
Live - Challenge State of Data: O que você precisa saber para ganhar a competição e levar o PS5 pra casa
24 de Maio às 20h - Evento Gratuito e 100% Online

Meetup - Arquitetura e processamento de dados
25 de Maio - Evento Gratuito e 100% Online

TDC - Innovation
01 a 03 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online

Women in Data Science Recife
04 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online
Obs: Call for papers já está aberto

Data + AI Summit
27 a 30 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do Slack.
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium