Newsletter

A AI da Google que ganhou vida... Só que não

Enviado em: June 20, 2022
View this email in your browser

Engenheiro do Google afirma que AI tem vida própria


Fala, Data Hackers! A sopa de maluco dessa semana foi o Engenheiro do Google que meteu o louco nas interwebs falando sobre como a LaMDA aparentemente se tornou consciente. A notícia ganhou muito destaque nas redes sociais, com gente que acreditava que a IA tivesse ganhado vida, e outras pessoas dizendo que tudo não passa da forma como a LaMDA foi treinada. Confira mais sobre o assunto ainda nessa edição!

Além disso, vale lembrar que a competição do State of Data Brazil ainda está rolando, e vai te premiar com prêmios incríveis! Vamos dar um Playstation 5 (aproveita e me chama pra jogar Returnal), um óculos VR e um monitor portátil incrível. Corre lá e envie sua análise! :D

E nossa newsletter não para por aí. Ainda hoje você vai ver sobre:

LIVE: COMO MANDAR BEM NA COMPETIÇÃO DO STATE OF DATA BRAZIL
Live: Melhores práticas para se dar bem na competição do State of Data Brazil
Na próxima terça-feira, dia 21 de junho às 20h, você tem um encontro comigo onde vamos analisar juntos o dataset do State of Data Brazil, onde eu vou dar dicas sobre como você pode fazer boas análises e concorrer aos incríveis prêmios da competição. Já aproveita e se inscreva no canal, e ative as notificações para não perder essa live. (em Português)

A AI do Google que tomou vida própria

LaMDA é uma AI conversacional que o Google criou, capaz de usar conhecimentos externos para manter uma boa conversação. Em outras palavras, é uma baita de uma IA capaz de gerar conversas em níveis de qualidade humana. Os resultados são tão impressionantes que fez Blake Lemoine, um dos engenheiros do Google, achar que LaMDA tem consciência própria, e isso reverberou em toda a comunidade de AI.

Segundo as pessoas que não concordam com Blake, os níveis impressionantes atingidos por LaMDA nada mais são do que reflexos da grande quantidade de dados e poder de processamento utilizado em sua criação. Confira o post original onde Blake dá mais detalhes sobre sua opinião. (em Português e Inglês)

Crie agora suas próprias imagens com DALL-E mini

A gente aqui no Data Hackers sempre fala do DALL-E, a AI incrível capaz de gerar imagens (eu, particularmente, sou muito fã). Acontece que agora você pode brincar e criar suas próprias imagens utilizando uma versão em menor escala da primeira versão do DALL-E, diretamente do seu navegador. Por exemplo, a imagem acima é o que você recebe quando escreve "data hacker" para o DALL-E mini. Confira agora essa ferramenta! (em Inglês) 

Tentaram fazer um GPT-3 com o 4Chan. Não deu bom

Se você acha que AI tomando vida ia ser a coisa mais estranha que ia ler essa semana, espere pra ver.

Yannic Kilcher é um Youtuber que fala sobre AI. A gente mesmo já divulgou vários vídeos bons dele aqui no DH, mas de vez em quando ele tem umas ideias bem polêmicas como, por exemplo, treinar uma AI para fazer comentários "politicamente incorretos" do 4Chan. Nas últimas semanas, a comunidade se dividiu entre atacar e defender Kilcher, onde o fato de liberar o modelo e ensinar a reproduzi-lo foi comentado pelos críticos, e a necessidade de levantarmos o debate sobre limitações e viéses de AI foi falado pelos apoiadores. Entenda tudo o que rolou nesse post. (em Inglês)
OUTROS TÓPICOS
Utilizando algoritmos bandidos para sistemas de recomendação
Bandit algorithms tem sido cada vez mais utilizado para treinar sistemas de recomendação através de Reinforcement Learning, e se você quiser entender mais como e quando pode utilizar essa tecnologia, confira esse post de Eugene Yan. (em Inglês)

Um repositório recheado de conteúdos para Data Leaders
Se você é lider de times de dados ou pensa em seguir essa carreira, vale muito a pena você conhecer esse repositório com conteúdos curados para lideres. Tem desde post sobre cultura e estratégia, até Code Review e planejamento de projetos. (em Inglês)

Design Patterns para sistemas de Machine Learning
Embora muita gente não saiba (ou não queira acreditar), Machine Learning é software e, como tal, é importante termos conhecimento das melhores práticas em desenvolver e manter sistemas de Machine Learning. Mais uma vez, Eugene Yan vem ao resgate com um post incrível falando sobre o assunto. Confira! (em Inglês)

Visual Studio Code agora tem suporte ao DVC!
Para os amantes de Visual Studio Code (eu incluso), eles recentemente anunciaram o lançamento de suporte ao DVC direto no editor de texto. Agora você poderá ter uma melhor integração entre o VS Code e uma das mais famosas ferramentas de versionamento de dados do mundo, o DVC. (em Inglês)
DICA DE CURSO
O novo curso de Machine Learning do Andrew Ng
Olha esse sorriso maroto te dizendo que está no ar o reformulado curso de Machine Learning do Andrew Ng! Até hoje lembro da primeira versão do curso dele, que por anos foi o melhor curso de Machine Learning para fazermos. Agora, ele traz uma nova e melhorada versão em parceria com a Universidade de Stanford. Agora é sua chance de aprender com os melhores! (em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
Cientista de Dados III - Globo
Rio de Janeiro - RJ
 
  • EXP com grandes volumes de dados
  • EXP com BI
  • SQL
  • Inglês
  • Python, R ou Java
  • Excel avançado
  • Estatística
  • Sólida experiência em Machine Learning;
  • Conhecimento em feature engineering;
  • Python;
  • Experiência com modelos de classificação, regressão, clusterização, time series etc;
MEME DA SEMANA
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
O que seus professores não ensinaram sobre deuses Astecas

Já vou avisando que essa é A visualização mais incrível que já vi na vida. Claro que estou totalmente enviesado por ser um fã de civilizações mesoamericanas, como Maias, Incas e Astecas. Nesse trabalho sensacional do pessoal do The Pudding, eles detalham profundamente o panteão asteca, explicando suas simbologias de uma das formas mais didáticas que já vi. (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS
DatathONS 3ª Edição
25 e 26 de Junho - Evento Gratuito

Data + AI Summit
27 a 30 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online


Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium