Newsletter

As maiores tretas e polêmicas no mundo dos Dados

Enviado em: 2019 M08 5
View this email in your browser

Estou sentindo uma treta!

Sejam muito bem-vindos e bem-vindas a mais uma newsletter do Data Hackers! Nessa edição, você irá conferir o mais novo episódio do nosso podcast; como a Uber está criando Cientistas de Dados; viéses em algoritmos; interpretabilidade de AI; e muito mais. Vamos lá!

As maiores tretas e polêmicas no mundo dos Dados - Data Hackers Podcast #13

Nesse episódio descontraído e sem muito foco em parte técnica, nós discutimos alguns casos na indústria onde o uso de Data Science e AI não foi uma das melhores opções. Além de nos conscientizar sobre a utilização de tais tecnologias de forma ética e moral em nosso trabalho, alguns desses erros e polêmicas do passado servem para nos alertar o que pode dar errado quando decidimos aplicar tais conhecimentos na indústria.

Lembrando que você pode encontrar o podcast do Data Hackers no Spotify, iTunes, Google Podcast, Castbox e muitas outras plataformas

Como a Uber está transformando todo mundo da empresa em Cientistas de Dados


A Uber, uma das maiores referências em Data Science no mundo, está não só focada em criar carros autônomos e incríveis soluções de AI, mas também está focando em algo tão importante quanto: a Democratização de Dados.

Franziska Bell, Diretora de Data Science na Uber, contou durante o evento Transform 2019, da Venture Beat, como está sendo esse processo. Confira! (em Inglês) 

Algoritmos não são racistas, sua pele que é muito escura




O título desse post te deixou chocado? É exatamente esse tipo de provocação que Joy Buolamwini pretende causar em seu post e TED Talk. Joy é a fundadora da Algorithm Justice League, que luta contra bias em algoritmos e estimula o uso de datasets mais representativos e diversos para algoritmos de Machine Learning. Confira nesse post alguns dos desafios e recomendações que Joy salienta. (em Inglês)
TÓPICOS AVANÇADOS
AI não precisa ser totalmente interpretável

Com recentes avanços na área de Inteligência Artificial, uma preocupação surge na cabeça das pessoas: como o algoritmo toma essa decisão? Esse tipo de pensamento gira em torno de assuntos que vão desde análise de crédito (se um empréstimo será feito ou não) até a decisão de um carro autônomo. Contudo, o quão interpretável um modelo precisa ser? É isso que esse post do Towards Data Science discute. Você concorda com ele? (em Inglês)

Cinco distribuições probabilísticas que todo Data Scientist precisa conhecer

Nem só de distribuição normal vive o Cientista de Dados. Nesse post bem detalhado do KDNugget, Luciano Strika, do MercadoLibre, apresenta outras distribuições probabilística que fazem parte do dia a dia do profissional. (em Inglês)

Nightingale: a revista de Data Visualization da Dataviz Society

A Dataviz Society é a maior - e mais incrível - comunidade focada em visualização de dados do mundo. Criada por Elijah Meeks - Engenheiro de Dataviz do Netflix - ela foca nas melhores práticas para uso e criação de visualização de dados. Recentemente, eles criaram a Nightingale: revista no Medium focada em criar conteúdos sobre dataviz. O nome é uma homenagem a Florence Nightingale, enfermeira e estatística do século 19, considerada a mãe da enfermaria moderna. Se você quer aprender tudo sobre dataviz, esse é o lugar. (em Inglês)
DICA DE DOCUMENTÁRIO
Privacidade Hackeada
Durante nosso episódio do podcast, nós falamos sobre o caso da Cambridge Analytica, um dos casos mais graves e recentes sobre uso de dados e invasão de privacidade. O Netflix lançou no último mês "Privacidade Hackeada", que conta através de um documentário, como começou e os desdobramentos desse caso que nos impacta até hoje. (em Português)
VAGAS DA SEMANA
  • SQL & Python
  • Cloud Computing
  • Experiência com Linux
  • Inglês avançado
  • XP em Data Science/Engineering
Data Analyst - Hotmart
Belo Horizonte - MG
  • Ferramentas de BI (Power BI, Metabase, Tableau);
  • Python ou R;
  • SQL;
  • Estatísticas;
  • Problem-solving
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Vendo figuras no céu
Quando você olha pro céu estrelado, talvez você imagine algumas imagens que se formam nas constelações. Mas, já parou pra pensar o que um chinês vê quando olha para as mesmas estrelas que você? E um egípcio? E um Maori?
Neste incrível trabalho da Designer de Data Visualization Nadieh Bremer, ela faz uma narrativa excelente sobre como é a percepção de diferentes povos quando olham para o céu. (em Inglês)
PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS
 
Café Digital - Ciência de Dados
06 de agosto de 2019
Rio de Janeiro/RJ - Gratuito

5º Big Data RJ
07 de agosto de 2019
Rio de Janeiro/RJ - Gratuito

8º Encontro de Métricas do Paraná
12 de agosto de 2019
Impact Hub - Curitiba/PR
Obs: Os Data Hackers Pietro Oliveira e André Sionek vão participar

1º Tech Women Rio - TWRio
27 de agosto de 2019
Rio de Janeiro/RJ - R$ 38,50
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.