Newsletter

Como a Apple tem feito ML SEM Código! 🍏

Enviado em: December 6, 2021
View this email in your browser

Como a Apple tem feito ML de alta-performance SEM Código! 🍏


Fala, Data Hacker, estamos de volta em mais uma news! Essa edição tá recheada de referência das maiores organizações DO MUNDO, sobre dados! Tem FBI, AWS, Meta e a até a Apple, que lançou um paper muito massa, contando sobre o Trinity, plataforma no-code que deixa pessoas que não sabem codar, criar seus próprios modelos de Machine Learning!

Além disso, nessa edição você vai conferir:

ÚLTIMO DIA!! Nos ajude a traçar a visão do mercado de dados com o State of Data Brasil 2021!

Estamos chegando na reta final da pesquisa criada pelo Data Hackers + Bain & Company: o State of Data Brazil. Ainda dá tempo de participar dela. Se você ainda não respondeu, essa é a sua chance! Clique aqui para acessar a pesquisa.

Trinity: Plataforma No-Code da Apple para AI

A Apple não aparece muito com publicações, projetos e papers sobre Data & AI, mesmo tendo adquirido várias empresas especializadas no assunto, como a Turi do Prof. Carlos Guestrin. Nessa publicação recente, porém, a Apple apresenta como construiu a Trinity: Plataforma No-Code para desenvolver modelos de ML sobre datasets espaciais complexos. Dessa forma, a Apple pode disponibilizar na mão de Experts de domínio, que não são programadores, uma poderosa forma de se usar CNN, em uma interface simples e intuitiva, que também entrega os modelos de forma escalável. Imperdível! (em Inglês)

Como o FBI quebra a criptografia do Whatsapp e outros apps de mensagens


Se você é neurado com privacidade, LEIA esse post! Nessa semana, algumas fontes da Forbes divulgaram um material em que o FBI explica como ele pode obter dados em cada grande app de mensagem, como WhatsApp, Signal e WeChat.

Informações como lista de contato, último login, e até conteúdo parcial das mensagens, pode ser acessado pelo Bureau. O post deixa claro que essas técnicas são usadas somente em intervenções legais. (em Inglês) 

Principais lançamentos da AWS na ReInvent sobre ML e Data

A maior cloud do mundo, a AWS, acabou de encerrar um dos maiores eventos de Tecnologia do Mundo: o ReInvent. Nesse evento, ela apresenta seus principais lançamentos. Na área de Data, IoT e Machine Learning tem muita coisa nova legal. Listei aqui os 5 principais pra você dar uma checada:

* Redshift Serverless
* EMR Serverless (Spark e Hadoop)
* MSK (Kafka Gerenciado) Serverless
* SageMaker Canvas: ML em interface No-Code
* IoT TwinMaker - Digital Twins na Cloud

(em Inglês)
OUTROS TÓPICOS
Processando milhões de linhas num Dataframe em segundos
Trabalhar com dados na casa de milhões de linhas em Python, ás vezes, pode virar um gargalo até na nuvem. Esse post aqui fala do framework Terality, uma solução nova, serverless, na nuvem, que promete Pandas 30x mais rápido! E num custo-benefício bem bacana. Não testei, mas gente muito fera tem dito que é promissor! (Em Inglês)

Meta faz parceria estratégica com AWS 
Dois gigantes da Tecnologia, Meta (ex-Facebook) e Amazon Web Services se juntam em parceria inédita: a Meta vai usar AWS para acelerar o desenvolvimento de novos produtos e a Meta vai ajudar a AWS na utilização do framework PyTorch com seus clientes. Que mais pode sair dessa junção de gigantes hein?! Mais detalhes no post. (em Inglês)

Trabalhando com Coordenadas Geográficas no Python
Trabalhar com Latitude e Longitude é um job que aparece vez ou outra na vida de quem trabalha com dados. Mas relaxa, não é aquele bicho de sete-cabeças, não. Neste post bem legal, o Data Hacker Caio Estrela conta como usar a lib haversine, como calcular distância entre 2 pontos no globo e até como trabalhar com CEP!  (em Português)
VAGAS DA SEMANA
Senior Data Scientist - YData
Remoto (Portugal)
 
  • Conhecimento em ML, DL e Estatística
  • Exp. com Python
  • Interesse em explicabilidade e causalidade
  • Processos e metodologias ágeis
  • Inglês Fluente
 
  • SQL, Python, ferramentas de dataviz (Tableau, Looker, QuickSight, etc.);
  • Comunicação clara e assertiva;
  • Velocidade de tomada de decisão e entrega;
  • Disposição a riscos;
DICA DE VÍDEO
Gilberto Titericz, o mestre Giba, no Let's Data Podcast

Nossos amigos do Let's Data levaram um baita convidado pro podcast deles nessa semana: o mestre Gilberto Titericz, o Giba, Kaggle Grandmaster e Senior Data Scientist na NVIDIA. Giba conta sobre sua carreira, como que ele conseguiu chegar no topo do ranking no Kaggle e dá várias dicas para Cientistas de Dados. Se não viu ao vivo, vai perder de novo?! (em Português)
MEME DA SEMANA
Os cara sai da Estatística, mas a Estatística não sai dos cara... 🥸

Dica do Paulo Vasconcellos.
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Visualização de Dados for Kids

Nossos filhos e filhas devem/vão sofrer bastante, com caras/minas como a gente, apaixonados por dados, né? Segue essa dica então: o Gulrez Khan, Lead Data Scientist no PayPal, contou como que ele fez para ensinar sua filha de 9 dar os primeiros passos em Análise de Dados, sem nem ter saído do ensino fundamental! haha. Imagina depois que formar! (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]
2º evento da Mulheres em IA
08 e 09 de Dezembro - Evento Gratuito e 100% Online

DBT Coalesce: The Analytics Engineering Event
06 a 10 de Dezembro - Evento Gratuito e 100% Online

Build Streaming Applications with ksqlDB
08 de Dezembro - Evento Gratuito e 100% Online
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium