Newsletter

Como começaríamos em Data Science em 2021? 📝

Enviado em: May 24, 2021
View this email in your browser

Como começaríamos em Data Science hoje?


Fala, Data Hacker! Começamos a semana com mais uma edição da nossa newsletter. Hoje, além de falarmos do novo episódio do seu podcast de Data Science favorito, vamos mostrar alguns destaques que surgiram na conferência anual da Google, o Google IO. Tem desde videoconferencia 3D até AI dermatologista. Isso e muito mais veremos na edição de hoje. Vambora!

Como a gente começaria em Data Science em 2021

No último episódio do podcast do Data Hackers nós fizemos um exercício sobre como começaríamos na área de dados se tivéssemos que fazer tudo de novo. Falamos sobre cursar ou não faculdade, quais skills priorizaríamos aprender, e até como seria nossa estratégia para procurar emprego. Vai lá assistir porque esse episódio está muito bom. (Em Português)

Lembrando que você pode encontrar o podcast do Data Hackers no SpotifyiTunesGoogle PodcastCastbox e muitas outras plataformas, incluindo nosso site oficial. Caso queira, você também pode ouvir o episódio aqui no post mesmo!

Calm code: tutoriais curtos e diretos sobre programação


Se a expressão "Sem tempo, irmão" fosse um site, seria o Calm Code. Ele é um recurso perfeito para pessoas que querem aprender ou relembrar os conceitos básicos sobre programação. Nesse site você encontra vídeos curtos sobre assuntos como Logging, como criar um pacote Python, teste de stress em APIs, e muito mais. (em Inglês)
 

A batalha das Plataformas de Dados


Nesse texto sensacional, Kostas Pardalis faz uma reflexão sobre como a supremacia em criar Data Platforms é o novo foco das big techs. Ele dá exemplos como Google, que dominou as buscas, e Salesforce que dominou CRM, salientando que a próxima grande oportunidade está nas plataformas de dados. E muita gente quer colocar as mãos nessa fatia. (Em Inglês)
ESPECIAL GOOGLE IO 🔍
Essa semana rolou a conferência anual da Google, a Google IO, onde eles anunciam as novidades da empresa. Essa edição teve muitas coisas interessantes nos avanços deles em AI, Computer Vision e NLP. Reunimos os melhores conteúdos pra você!
MUM: devo levar um casaco pro Monte Fuji?
Provavelmente a nova tecnologia que vai turbinar as buscas da Big G, MUM (Multitask Unified Model) é um modelo que visa responder buscas e perguntas muito complexas e específicas. Por exemplo, uma das features do MUM é mostrada quando uma pessoa mostra uma foto de um par de botas e pergunta: "Consigo usá-las para escalar o Monte Fuji?". Conheça essa e outras aplicações da tecnologia no link acima. (em Inglês)

LaMDA: a nova (e impressionante) tecnologia de conversação do Google
Desde que apresentou o Duplex em 2018, a Google mostrou que está apostando pesado em sistemas conversacionais. Durante o Google IO desse ano, eles apresentaram LaMDA (Language Model for Dialogue Applications), um modelo de linguagem tal qual BERT e GPT-3, mas que foi treinado em diálogos ao invés de textos da Wikipedia, por exemplo. O resultado é bem impressionante, onde eles conseguem simular uma conversa com Plutão e até com um avião de papel (é sério). (em Inglês)

Quase um holograma: como o Starline está criando vídeo conferências 3D
Starline é a aposta da Google em criar videoconferências mais imersivas. Ele tenta simular uma pessoa estando realmente na sua frente, e a forma como fazer isso é impressionante: criando um modelo 3D da pessoa em real-time. (em Inglês)

Google, que é isso na minha pele?
Foi-se o tempo em que pesquisávamos sintomas de dor de cabeça no Google e ele falava que você tinha câncer! Durante o IO, eles mostraram uma ferramenta bem legal que analisa as mais comuns condições de pele e informa o usuário o que ela pode ser, quanto tempo pode durar, e oferecer direcionamentos. (em Inglês)
TÓPICOS AVANÇADOS
Algoritmos de ranking aplicado a sistemas de recomendação
O time do Alibaba compartilhou nesse post como é possível aplicar algoritmos de ranking aos seus modelos de recomendação para oferecer sugestões mais relevantes, dando um overview sobre os principais algoritmos e arquiteturas. (em Inglês)

Tome cuidado ao interpretar modelos preditivos buscando por insights causais
Provavelmente você já treinou aquele modelo de árvore e rodou um SHAP pra ver quais features mais impactam na predição, e não há nada de errado nisso. Mas, nesse post, Scott Lundberg, Senior Research na Microsoft, mostra os perigos que existem ao utilizar ferramentas como SHAP para identificar insights causais para tomadores de decisão. (em Inglês)

Como a DeepMind está mudando a forma de aplicar AI nos esportes
Criar análises sobre dados esportivos é um grande desafio com diversas barreiras que vão desde o uso de sensores até a falta de dados, por exemplo. Nesse post da DeepMind, eles mostram como esportes como futebol oferecem uma grande oportunidade para aplicar AI, e apresentam alguns de seus experimentos. (em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
  • Superior completo
  • SQL (desejável)
  • Python (desejável)
  • Boa comunicação
  • Inglês
Data Scientist - XP Inc.
Remoto
  • Experiência com Data Science ou Machine Learning
  • Python
  • SQL
  • Conhecimento de Cloud (Azure e AWS)
DICA DE VÍDEO
O pessoal da Intel mostrou uma aplicação muito legal de fotorrealismo ao GTA V usando AI, fazendo com que os gráficos do jogo ficassem muito próximos da realidade. Confira o vídeo. (em Inglês)
MEME DA SEMANA
"Explique de forma bem pobre o que você faz da vida."

"Eu digo a computadores o que fazer. As vezes eles escutam."
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Market share de Sistemas Operacionais móveis ao longo do tempo
Depoís dos gráficos de bar chart race, parece que vem aí os pie chart race. Nessa animação, é possível visualizar a evolução da adoção dos diferentes Sistemas Operacionais móveis ao longo do tempo, desde o falecido BlackBerry OS até os gigantes Android e iOS.
PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]

Pachyderm: Building an enterprise-grade NLP Pipeline for financial services
26 de Maio - Evento gratuito e 100% online

Webinar: Coming to the Netherlands as a Software / Data Engineer
10 de Junho - Evento gratuito e 100% online

Airflow Summit 2021
08 a 16 de Julho - Evento gratuito e 100% online
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

©2018-2021 - Data Hackers, Todos os direitos reservados.

Site por Kaordica