Newsletter

Como deixar o seu dia a dia mais data-driven!¬†ūüďíūüďä

Enviado em: 2019 M02 11
View this email in your browser

Como deixar o seu dia a dia mais data-driven!

Fala, Data Hackers! Todo mundo fica falando em organiza√ß√Ķes data-driven, em institui√ß√Ķes orientadas a dados, mas voc√™? O quanto sua vida √© orientada a dados?! Num post muito bacana, o Data Hacker Jos√© Ferraz Neto fala como mudou seus h√°bitos para "loggar" o seu dia a dia e, assim, sendo mais produtivo e eficiente em seus estudos sobre Data Science, mesmo com o desafio de ter sido pai recentemente!

Pra você que fica reclamando que não tem tempo pra dar o shift na carreira ou que tá se sentindo estagnado, a hora é agora!


E mais: o dia a dia de uma Cientista de Dados do Instagram, cursos gratis da ferramenta mais promissora de Big Data e uma introdução a álgebra linear pra você dominar melhor técnicas de ML. Bora!?




Quer ter visibilidade no mercado e atingir mais de 3000 profissionais e entusiastas da √°rea de dados? Contribua pra nossa comunidade! Nosso co-fundador Paulo Vasconcellos escreveu guia explicando como escrever pro nosso blog.

Clique aqui para saber mais.

Ajude-nos a espalhar conhecimento! Contribua para o crescimento de nossa comunidade! 
 

Lifelogging: criando um 'você' mais analítico.


O destaque da semana vai pro post do Data Hacker Jos√© Ferraz Neto, cientista de dados na ANP - Ag√™ncia Nacional do Petr√≥leo. Neto explica pra gente o que o Lifelogging: o costume de levantar dados sobre os pr√≥prios h√°bitos. Muito comum em dietas e atividades f√≠sicas, mas esquecido para o trabalho e estudos, a postura data-driven raiz pode levar voc√™ a atingir seus objetivos muito mais rapidamente. No mesmo post, Neto conta sua experi√™ncia e como voc√™ pode come√ßar a fazer a mesma coisa hoje mesmo!

Eu já vou começar agora, pra bater aquela meta minha de certificados na área de Engenharia de Dados! hehe (em Português)

Motivos para odiar Dashboards!


Em mais um post espetacular, nosso co-fundador Paulo Vasconcellos, tocou num ponto muito importante: ter um monte de dashboards bonitos n√£o te faz mais data-driven! Pelo contr√°rio: pode deixar a necessidade de an√°lise e interpreta√ß√£o de lado. Paulo finaliza dando dicas para fazer um trabalho melhor no caminho de democratiza√ß√£o dos dados na empresa. (em Portugu√™s) 

O dia a dia de uma Cientista de Dados no Instagram


A Springboard entrevistou Mansha Mahtani, Cientista de Dados no Instagram, e perguntou tudo sobre o seu dia a dia, como ela entrou na área e como é ser uma mulher nesta área.

Mansha também fala do trampo enfadonho de limpeza de dados, que assombra todos cientista de dados, sobre como é o processo de seleção de um Data Scientist. (em Inglês)
T√ďPICOS AVAN√áADOS
Um pouco de √Ālgebra Linear para Data Science
O Data Hacker Arthur Vaz, em mais uma contribui√ß√£o para nosso blog, trouxe um guia b√°sico sobre √Ālgebra Linear para Cientista de Dados. Das opera√ß√Ķes b√°sicas em matrizes at√© exemplos de como faz√™-las em Python e R, √© um texto essencial pra todo mundo que quer entender melhor como funcionam a base de grande parte dos m√©todos de aprendizado de m√°quina. (em Portugu√™s)


Começando um Data Lake com AWS Athena, S3 e Apache Parquet

Estruturação de Data Lakes é um dos assuntos mais quentes do momento. Neste post do Open Bridge, você pode entender quais ferramentas a AWS disponibiliza para você começar a construção do seu Data Lake e quais os cuidados que você já deve começar a tomar de início na sua arquitetura. (em Inglês)
DICA DE CURSO
Lançamento da Dremio University
Quem acompanha o Data Hackers sabe o quanto falamos bem do Dremio, ferramenta de barramento de dados incr√≠vel. A plataforma, que √© um projeto dos principais contribuidores do Apache Arrow e Apache Drill, resolve o problema de se ter diversas fontes de dados diferentes de maneira simples, eficiente e intuitiva. Eles lan√ßaram essa semana sua universidade, com cursos do b√°sico ao avan√ßado. N√£o perca tempo e aprenda essa ferramenta que tem um futuro promissor em todas arquiteturas de dados. (em Ingl√™s)
VAGAS DA SEMANA
Cientista de Dados Jr. - Solarview
Belo Horizonte, BH
  • Python, R ou Octave
  • SQL
  • Bom dom√≠nio de exatas (matem√°tica e estat√≠stica);
  • MySQL
  • Bancos relacionais
Coordenador de BI - Contabilizei
Curitiba - PR
  • Superior em exatas
  • 4 anos de xp em an√°lise de dados
  • Excel
  • Estat√≠stica
  • SQL
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Visualizando o gasto de cada deputado para ser eleito.
O Jornal Nexo, j√° nosso conhecido por seu belo trabalho com visualiza√ß√Ķes de dados, trouxe uma an√°lise de quanto cada deputado eleito gastou para ser eleito. Separando por g√™nero, partidos e unidades da federa√ß√£o, d√° pra ver como os deputados investiram para chegar ao congresso nacional no ano de 2019. Veja! (em Portugu√™s)
PR√ďXIMOS EVENTOS E MEETUPS

Encontro de TensorFlow
19 de Fevereiro de 2019
S√£o Paulo/SP - Gratuito

SQL Bar + Analytics Bar
14 de Fevereiro de 2019
Belo Horizonte/MG - Gratuito - Nosso co-fundador Gabriel Lages estar√° l√°!‚Äč

Bootcamp Data Hackers + EBANX
15 e 16 de Março de 2019
Curitba/PR - R$ 899 em até 12x (Desconto à vista e para grupos de amigos, entre em contato! :D)
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.