Newsletter

Conheça a AI que pega desenhos feitos por crianças e transforma em animações 🎨

Enviado em: December 20, 2021
View this email in your browser

Conheça a Inteligência Artificial que é capaz de pegar desenhos feitos por crianças e transformar em animações


Fala Data Hackers, sejam muito bem-vindos a edição 200 de sua newsletter preferida (isso é verdade e eu posso provar, você pode conferir todas as 200 edições anteriores em nosso site). Essa também é nossa última newsletter de 2021, depois disso vamos tirar férias por 2 semanas e retornar apenas dia 10 de janeiro, portanto aproveitem bem esse conteúdo, que está incrível.

Para começar vamos mostrar na prática uma A.I. que consegue pegar um desenho feito por crianças e transformar em uma animação. Ainda não acredita? No site você pode fazer upload de qualquer desenho e ver na prática em apenas 3 passos (inclusive fizemos uma animação em homenagem ao Data Hackers pra provar que é possível - já adianto que ficou péssima, devido a meus limitados dotes artístico-infantis mas já foi o suficiente para sentir o potencial da ferramenta).

Além disso, você vai ver também:

Recado Importante:
Vamos tirar férias pelas próximas duas semanas!

Se você acompanha a mais tempo a nossa newsletter, isso não vai ser uma novidade pois é algo que fazemos todos os anos. Vamos tirar férias entre 27 de dezembro e 9 de janeiro, para "recarregar as baterias" e voltar com tudo em 2022.

Gostaríamos de aproveitar esse momento para te desejar um feliz natal, um excelente ano novo e deixar aqui o nosso muito obrigado por todo esse tempo que vocês vêm nos acompanhando.

Fiquem tranquilos que em janeiro de 2022 estaremos de volta com muitas novidades!

A plataforma de AI que consegue animar desenhos feitos por crianças e promete deixar a infância da atual geração muito mais divertida

A equipe de inteligência artificial da Meta lançou recentemente uma plataforma que utiliza A.I. para transformar desenhos feitos por crianças em animações. Em poucos passos o sistema detecta pontos importantes do desenho como a cabeça, corpo, pernas e braços e em seguida sugere diversos tipos de animações para "dar vida" ao personagem. 

Tudo isso faz parte de um projeto de pesquisa com o objetivo de testar na prática algumas possibilidades do uso de inteligência artificial e pode dar origem a uma série de outras novidades na área de AI (só espero que eles utilizem as informações das crianças de forma ética...)

Para testar na prática fizemos um desenho (que ficou tosco devido as minhas fracas habilidades artístico-infantis) e seguimos os 3 passos da plataforma, o resultado final ficou no mínimo engraçado e você pode ver logo abaixo.  (em Inglês)

Como o Airbnb automatizou seus processos de proteção de dados para escalar as iniciativas de privacidade e segurança


As regulamentações estão cada dia apertando mais o cerco em relação a segurança dos dados e o excesso de regras, processos, auditorias etc tomam cada vez mais tempo de desenvolvimento.

Diante disso o Airbnb implementou uma série de processos automatizados para garantir que toda essa regulamentação tire o mínimo de tempo possível do desenvolvimento e análise de produtos.

Nesse post você vai entender melhor todos os desafios da arquitetura, como eles fizeram para automatizar uma série de processos e garantir a segurança e privacidade dos dados.

Esse é o primeiro post de uma série de 3, para acessar o restante do conteúdo seguem os links:
Automating Data Protection at Scale, Part 1
Automating Data Protection at Scale, Part 2
Automating Data Protection at Scale, Part 3

(em Inglês) 

Entenda a treta da Zillow e veja como o uso de modelos de ML de forma errada levaram uma empresa promissora a perder bilhões de dólares em valor de mercado


Em novembro contamos aqui na Newsletter a história da Zillow, uma gigante da tecnologia que saiu de uma das startups mais promissoras no mundo do ML (chegando a pagar mais de 1 milhão de dólares em prêmios no Kaggle) para um completo fracasso no mercado, perdendo muitos bilhões em valor de mercado no último ano, após consecutivos erros de estratégia.

Resolvemos voltar nesse assunto, pois encontramos um post que se aprofundou bem mais nessa história e contou alguns dos bastidores por trás de toda essa confusão.

O post faz uma reflexão muito interessante de como os modelos de Machine Learning são ferramentas importantes para as empresa, mas ainda assim são ferramentas e o sucesso no seu uso está estritamente relacionado ao sucesso das estratégias da empresa. 
(em Inglês)
OUTROS TÓPICOS
O lado difícil de desenvolver uma cultura data-driven
A Data Hacker Manuele Ferreira fez um post no nosso blog mostrando algo que não te contaram no curso da faculdade. A grande maioria das empresas quer ser data-driven, muitas falam que são data-driven mas poucas estão dispostas a pagar o preço e enfrentar os desafios até atingir esse objetivo. Além de mandar a real a respeito desse assunto o artigo discute sobre os 5 pilares de uma cultura data-driven e como fazer pra chegar lá. (em Português)

Aprenda a acessar API's com R na prática
É usuário do R e quer ter scripts cada vez mais eficientes e estruturados? Uma boa prática é extrair dados diretamente de API's utilizando o R e se isso é algo que você ainda não domina esse post vai cair como uma luva. Além de um tutorial completo sobre o assunto a galera do Curso-R decidiu fazer os exemplos utilizando a PokéAPI, uma API para buscar Pokémons que promete deixar esse processo de aprendizado bem mais divertido. (em Português)

Sua empresa já tem fluência em dados?
Data Literacy é um dos assuntos mais promissores em 2022. Com o amadurecimento da cultura de dados nas empresas, as equipes de dados estão sendo cada vez mais pressionadas a aumentar o impacto da cultura analítica nas áreas de negócio da empresa, atuando ativamente para tornar cada vez mais colaboradores fluentes em dados. Esse artigo se aprofunda no assunto, falando das estratégias necessárias para atingir esse objetivo e como as empresas podem engajar os colaboradores em torno desse processo. (Em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
  • Necessário curso superior completo e reconhecido pelo MEC
  • Salário inicial: R$ 11.716
 
  • Pelo menos 4 anos de experiência na área de dados
  • Sólidos conhecimentos em ML e IA
  • Domínio em pelo menos uma dessas áreas: Vendas, Marketing ou Supply chain
DICA DE VÍDEO
Como a equipe do jogo Forza utiliza Deep Learning pra deixar a AI do simulador muito mais competitiva e realista

Esse vídeo é obrigatório para quem gosta de assuntos relacionados a Deep Learning, Video Games ou os dois. Dan Greenawalt que é  um dos diretores da franquia do jogo Forza mostra um pouco da evolução absurda que o jogo teve depois que avançaram com o uso de Deep Learning e dos desafios que eles ainda buscam solucionar com a tecnologia para deixar o simulador ainda mais realista. (em Inglês)
MEME DA SEMANA
Só pra alegrar a semana de quem usa Java e está sofrendo com os problemas do Log4J
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Antes de correr para o cinema para ver o mais novo filme do Homem-Aranha veja como foram as avaliações dos filmes anteriores

Para ajudar a equilibrar a expectativa dos fãs em relação ao recém lançado filme "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" a equipe do Nexo Jornal resolveu fazer um levantamento de como os últimos filmes do personagem foram recebidos pela crítica! (em Português)

Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium