Newsletter

Data Science + Game of Thrones!¬†ūüėģ

Enviado em: 2019 M05 13
View this email in your browser

Utilizando Deep Learning para gerar a continua√ß√£o de Game of Thrones! 

Fala Data Hackers! Preparados para mais uma edi√ß√£o da nossa newsletter?

Após 8 temporadas e mais de 70 episódios a série Game of Thrones vai chegar ao fim... Mas será que isso é mesmo verdade?

Se depender do Data Hackers a s√©rie n√£o acaba t√£o cedo, e j√° no principal post dessa news o Data Hacker Lucas Oliveira vai mostrar como podemos utilizar Deep Learning para gerar a continua√ß√£o de GoT.
*Obs: Tudo isso sem Spoilers!

 

E tem mais: Descubra como melhorar a qualidade dos dados abertos do Brasil; entenda qual o momento ideal para que a sua empresa tenha um engenheiro de dados; aprenda o b√°sico sobre SVM; Veja 6 dicas para otimizar a performance do Athena; conhe√ßa 5 paradoxos de Machine Learning, dicas de cursos, vagas de emprego, eventos e ainda mais... Vamos come√ßar?

Como utilizar Deep Learning para gerar a continuação de Game of Thrones?


Você sabia que já é possível utilizar inteligência artificial para reproduzir processos de pensamento humano, como reconhecimento de objetos, tarefas como dirigir um carro, gerar imagens e até mesmo textos completos?

Partindo dessa ideia o Data Hacker Lucas Oliveira criou um post sensacional e publicou em nosso blog, onde ele utiliza de avançadas técnicas de Deep Learning para gerar uma continuação alternativa para sua série favorita, Game of Thrones.

Fique tranquilo pois n√£o tem nenhum spolier no post que √© uma verdadeira aula. Al√©m de ser um artigo muito interessante o passo a passo utilizado nas an√°lises pode ser replicado em outros tipos de estudo (ou at√© mesmo para gerar a continua√ß√£o de outra s√©rie que voc√™ preferir). (em portugu√™s)

Ser√° que o meu time est√° precisando de um Engenheiro de Dados?
 

Por serem duas profiss√Ķes ainda muito novas √© bem comum que em diversas empresas o papel do cientista de dados se confunda com o do engenheiro de dados. Nesse post √© poss√≠vel entender as principais responsabilidades de um engenheiro de dados e como saber o momento certo para contar com esse profissional na sua equipe ou empresa.
(em ingl√™s) 

Como melhorar a qualidade dos dados abertos do Brasil


Sabia que existe uma forma de medir a qualidade dos dados abertos?
Nesse post, Fernando Baralho mostra como √© medida a qualidade dos dados abertos, e utiliza como exemplo o trabalho feito em cima dos dados abertos do Tesouro Nacional para mostrar os passos necess√°rios para que esse indicador evolua. (em portugu√™s)

Para complementar o post deixamos aqui mais essas 2 dicas:

5 Star Open Data - Modelo criado por Tim Berners-Lee (tamb√©m criador da Web) para medir a qualidade dos dados abertos.  (em ingl√™s)

Brasil.io - Um reposit√≥rio de dados p√ļblicos brasileiros disponibilizados em formato acess√≠vel e gratuito. (em portugu√™s)
DESTAQUE ESPECIAL: DATA4GOOD
Estudante brasileiro desenvolve programa que prev√™ piora no quadro de diab√©ticos

O software criado pelo estudante Rafael Teixeira analisa pedidos de exames do paciente e utiliza modelos preditivos para descobrir se aquela pessoa ter√° um infarto, ou perda das fun√ß√Ķes renais, por exemplo, nos pr√≥ximos 6 a 8 meses.

 
T√ďPICOS AVAN√áADOS
Uma introdução ao SVM (Support Vector Machine)
Quer conhecer mais sobre SVM? Que tal começar por esse post e entender melhor sobre um dos modelos de machine learning mais utilizados atualmente. (em inglês)
 

6 dicas para otimizar a performance do Amazon Athena

Se você utiliza os recursos da Amazon Web Services para analisar dados em grande escala certamente conhece o Amazon Athena e sabe o quanto otimizar a performance pode tornar sua vida mais fácil. Pensando nisso a Upsolver preparou um guia para o Athena com 6 dicas de otimização. (em inglês)
*Obs: Se quiser ir mais a fundo no assunto tem esse outro post da AWS com mais algumas dicas.
 

O 5 paradoxos de Machine Learning que v√£o mudar sua forma de pensar sobre os dados

Um paradoxo normalmente √© um argumento que contraria os princ√≠pios b√°sicos do pensamento humano, e por mais que seja estranho √© algo bem comum em Machine Learning. Em seu √ļltimo post, Jesus Rodriguez apresenta e explica 5 paradoxos relacionados a √°rea de Data Science e Machine Learning. (em Ingl√™s)
DICA DE TREINAMENTO
No dia 18 de junho de 2019 vai rolar o Google Cloud OnBoard, um treinamento gratuito de introdução técnica ao Google Cloud Platform (GCP) para desenvolvedores. O evento ocorrerá em São Paulo e será transmitido em tempo real em mais sete salas de cinema espalhadas pelo Brasil (Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro). (em português)
VAGAS DA SEMANA
Analista de BI - Peixe Urbano
Florianópolis - SC
  • Conhecimento em Bases de Dados (linguagem SQL)
  • Experi√™ncia com ETL
  • Ferramentas de BI (Power BI/Pentaho,Scripts/Macros)
  • Desej√°vel conhecimento em Python
  • Necess√°rio Ingl√™s e Espanhol intermedi√°rio
  • Estudante de Ci√™ncias Exatas, Computa√ß√£o ou √°reas relacionadas a an√°lise de dados e Machine Learning
  • Python ou Java
  • SQL preferencialmente utilizando Postgres ou SQLite
  • Conhecer de Jupyter, Pandas, Sklearn, Tensorflow, Hadoop and Spark √© um diferencial
  • Escrever e falar ingl√™s √© desej√°vel mas n√£o √© obrigat√≥rio
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
GPS ideol√≥gico mostra a posi√ß√£o de mil influenciadores brasileiros no Twitter
A Folha preparou um projeto de visualiza√ß√£o de dados totalmente interativo chamado GPS Ideol√≥gico, que analisa comportamento de 1,7 milh√£o de usu√°rios e influenciadores pol√≠ticos. Com base nesses dados o sistema classificou 1.000 influenciadores brasileiros e posicionou os perfis numa reta ideol√≥gica, do ponto mais √† direita ao mais √† esquerda.  (em portugu√™s)
PR√ďXIMOS EVENTOS E MEETUPS

16¬ļ Pydata Bras√≠lia
16 de maio de 2019
Minist√©rio do Planejamento - Bras√≠lia/DF - Gr√°tis

Curso de Data Lakes utilizando Power BI e Dremio
22 - 23 de junho de 2019
WeWork Savassi - Belo Horizonte/MG

PAPIs 2019 - Real World ML Stories
24 - 26 de junho de 2019
S√£o Paulo/SP - A partir de R$ 494
*Obs: Esse valor é com o link de 30% de desconto para os Data Hackers!

II Simpósio de Inteligência Artificial
30 de Junho de 2019
AUDIT√ďRIO CDI - USP - S√£o Paulo/SP
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.