Newsletter

Desmistificando GPUs com a NVIDIA

Enviado em: August 2, 2021
View this email in your browser

Desmistificando GPUs para IA com NVIDIA


Fala, Data Hackers! Bora pra mais uma news!?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar ou até usa uma placa de vídeo no seu PC pra jogar ou para editar videos. Também já deve saber que seu principal componente é uma GPU - Graphics Processing Unit - um chip, diferente da CPU, especializado em processar imagens e gráficos.

Nessa semana chamamos quem mais entende de GPU no mundo, a NVIDIA, para contar pra gente como que essas GPUs podem ser uma ferramenta poderosíssima para o treinamento de modelos de Machine Learning.

E mais: Dicas de Design para suas visualizações, uma competição de Data Science com até 15,000 doletas em premio, Data Mesh 101, vagas, memes e tudo que você curte sobre dados!

Podcast Data Hackers: Desmistificando GPUs, com NVIDIA

Uma das tecnologias que realmente revolucionou como usamos e aplicamos Deep Learning em cases como Carros Autônomos, NLP e outros, é o uso de GPUs para treinamento de modelos. Mas a gente sempre sente que isso tá longe da gente, feito só nos grandes centros de pesquisa e big techs, né?

Mas chega de viajar! Chamamos quem mais entende do assunto pra desmistificar o tema no podcast do Data Hackers! Com Patrícia Pampanelli e João Paulo Navarro, Arquitetos de Soluções na NVIDIA, batemos um papo muito bacana sobre GPUs! Conversamos sobre as alternativas pra quem - como eu e você - não tem muita grana pra investir numa placa de video, quais frameworks existem e como qualquer cientista de dados pode começar seus trabalhos com GPU, sem dificuldades. Top demais, não deixe de ouvir! (em Português)

Competição da IBM dá até 15 mil dól em prêmios!


Imagina ganhar até U$ 15.000,00 numa competição de Data Science? É isso mesmo! A IBM está patrocinando o Call for Code AI Spot Challenge, uma competição focada em ajudar o mundo ser mais legal: dessa vez, vão analisar dados de drones para achar pessoas em situação vulnerável. O evento vai ter muito treinamento também, com fases de treinamento e discussões. Além disso, o segundo e terceiro lugar também serão bem premiados. Não perca! (em Inglês) 

Analisando dados de outra gripe que já assombrou o mundo


O Data Hacker Leandro Pessini que está estudando esse tema em seu mestrado, fez uma análise muito bacana sobre outra epidemia que já rodou o mundo: a Gripe Aviária. Nesse storytelling com várias visualizações bacanas, Leandro mostra como os pássaros da Irlanda, principalmente algumas raças de gaivotas, estão sendo infectadas, colocando em risco o balanço ambiental e também a população. (em Inglês)
OUTROS TÓPICOS
Lightdash: uma alternativa open para fazer gráficos que nem o Looker
Uma dica do mestre Eduardo Bizarro lá no #data-viz do nosso Slack: o Lightdash, um projeto open-source que traz uma interface que nem o Looker integrada direto em seu projeto DBT. Já vem com docker image, pronta pra subir e começar a explorar dados expostos pelos seus models no dbt. Dá uma olhada! (Em Inglês)

Como o combate contra a Hepatite C está sendo deixado de lado no Brasil
Em mais uma análise muito relevante, o Instituto HealthLake mostra nesse post como que o combate a Hepatite C tem ficado de lado durante essa pandemia no BR. Como os testes têm caído drasticamente desde 2019, os doentes ficam sem tratamento e muitas pessoas vem a óbito. Veja mais aqui! (em Português)

Data Mesh 101: Tudo que você precisa saber
Um dos conceitos mais discutidos nos times de Engenharia e Governança de Dados, Data Mesh tem circulado no nosso bate-papo do dia-a-dia. Nesse post cheio de referências, a Barr Moses, fundadora do Monte Carlo, traz muito mais que os posts da Zhamak, traz também vários exemplos de como aplicar os conceitos na prática e cases de Netflix, Zalando e Intuit. Imperdível! (em Ingles)
VAGAS DA SEMANA
  • Exp. com ferramentas Processamento de dados(Amazon EMR, Presto, Databricks, etc);
  • Datalakes e DW;
  • Familiaridade com estruturas de ML (Keras ou PyTorch e outras libs)
  • Git, Python e/ou outras ling.
  • Formação em exatas/eng. ou exp. equivalente
  • +3 anos exp. em posições high tech 
  • Conhecimento avançado arq. de sistemas computacionais
  • Familiriadade com C, C++, ou Python
  • Exp. com HPC systems
DICA DE VÍDEO
Como o JP Morgan usa os conceitos de Data Mesh para entregar um Data Lake para toda organização
Esse video do canal Data Mesh Learning é uma aula para todo mundo que trabalha com Data Platforms. Nele, 3 executivos de um dos maiores bancos do mundo, o JP Morgan Chase, falam como implementaram uma estratégia de Data Mesh para entregar "Data as Products" para toda organização, aumentando - e muito - a democratização dos dados. (Em Português)
MEME DA SEMANA
CUIDADO Q A SKYNET JÁ ESTÁ ENTRE NÓS!!!
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Como um pouco de Design faz imensa diferença em visualização de dados

Esse post dos Flelager Twins, os gêmeos que mais manjam de Tableau no mundo, trouxe 10 dicas e exemplos de como pequenos ajustes de design podem fazer uma diferença gigantesca de como visualizações de dados passam sua mensagem. As dicas passam por todos gráficos mais usados: line charts, stacked bars e mais!
(em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]
 Open Class: Ciência de Dados do Setor Público
26 de Julho a 04 de Agosto - Evento Gratuito e 100% Online

Ai4 2021: Exploring Artificial Intelligence Across Industry
17 a 19 de Agosto de 2021 -  Evento Pago e 100% Online

DataOps Summit 2021
28 a 30 de Setembro - Evento Gratuito e 100% Online
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium