Newsletter

Essas são as maiores mentiras contadas sobre Data Science! 😱

Enviado em: 2020 M04 6
View this email in your browser

As maiores mentiras que te contam sobre a área de Data Science


Fala, Data Hacker! Seja bem vindo a mais um episódio da sua newsletter favorita (direto da quarentena!) #FiqueEmCasa

Na news de hoje vamos vamos aproveitar que essa semana rolou o dia da mentira (1º de abril) para dividir com vocês um debate sobre as maiores mentiras contadas na área de dados, vamos falar de diversas polêmicas, tentar desmentir e até mesmo explicar de onde surgiram algumas dessas lorotas.

E tem mais, como a grande maioria dos Data Hackers estão em casa resolvemos trazer muito conteúdo para ajudar o tempo a passar mais rápido. Vamos falar de ideias de projetos de Data Science que podem ser feitos em até 14 dias, vamos dar dicas do que estudar nesse tempo, vamos falar de Data Visualization com exemplos incríveis, compartilhar uma lista com mais de 150 livros que foram disponibilizados gratuitamente nesse período, falar um pouco de assuntos novos como Quantum Machine Learning e muito mais.

Agora já está pronto para começar? Vamos lá!
 

ANTES DE COMEÇAR PRECISAMOS FALAR DE UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE:
OS IMPACTOS DA COVID-19 NA ÁREA DE DADOS E TECNOLOGIA

Não é novidade que o COVID-19 está impactando muitos negócios, a ponto de empresas precisarem demitir pessoas e até times inteiros. Pensando nisso, nós da comunidade Data Hackers decidimos fazer uma ação pra tentar ajudar os profissionais de tecnologia e dados que foram demitidos devido a essa crise e agora estão à procura de novas oportunidades.

Criamos uma planilha, centralizando as informações dessas pessoas para compartilhar com profissionais de RH e empresas parceiras.

Se você está passando por esse difícil momento ou conhece alguém que esteja, envie uma mensagem para nós no email falecom@datahackers.com.br para incluirmos o nome nessa lista. 

Se você é da área de RH ou trabalha numa empresa que continua contratando mesmo diante dessa crise, acesse a planilha e se tiver qualquer dúvida por favor entre em contato com a gente no mesmo email.

Data Hackers Podcast - Episódio 23 - As mentiras que te contam sobre Data Science

 

No mais recente episódio do Podcast do Data Hackers, aproveitamos que essa foi a semana do primeiro de abril (dia da mentira) para promover um bate papo descontraído sobre as maiores mentiras contadas na área de Data Science. Para completar, convidamos os nossos amigos que não nos deixam mentir sozinhos: os Community Managers Marlesson Santana, Pietro Oliveira e Mario Filho, para desmistificar a área de dados e dar uma visão bem mais realista sobre como é o nosso dia a dia.

Se você quer saber como foi esse bate papo, confira esse episódio! (em Português)

*Lembrando que você também pode ouvir nosso podcast no SpotifyItunesGoogle PodcastCastbox ou no agregador de podcasts de sua preferência.

14 Projetos de Data Science para fazer durante o período que estiver em casa


Que tal aproveitar esse longo período em casa para aprimorar os seus conhecimentos práticos em Data Science? A ideia desse post é compartilhar 14 sugestões de projetos de dados que você pode fazer gratuitamente e online.

Além da ideia o autor mostra como conseguir os dados e as orientações necessárias para conduzir os projetos.  (em Inglês)
 

A quarentena do Cientista de Dados: O que estudar?


Acredita que esse tempo em casa pode ser bom para ganhar mais conhecimentos teóricos mas não sabe ainda por onde começar? 

Nesse post o Data Hacker Lucas Morato da várias dicas para quem está motivado a aprender mas ainda não sabe por onde começar. (em Português)
 
TÓPICOS AVANÇADOS
GGenerator: Gere Datasets aleatórios com esse projeto Open Source BR
Quase todos os profissionais que trabalham na área de dados já passaram por alguma situação em que precisavam de dados para testar um produto ou modelo, mas não podiam utilizar/expor os dados reais. A ideia desse projeto Open Source é justamente ajudar nesses momentos, gerando dados aleatórios que se encaixam no padrão a ser utilizado/testado. (em Português)

Explorando o Tensorflow Quantum
E não é que a computação quântica já está chegando a área de Machine Learning? Recentemente a Google lançou o Tensorflow Quantum uma lib que está preparada para ser utilizada em modelos de machine learning híbridos (tanto quânticos quanto clássicos). Nesse post você vai entender melhor como essa lib funciona, seus fundamentos e quais as principais diferenças dela para o modelo atual.  (em Inglês)

Como fazer uma API REST para modelos de ML utilizando Flask e documentação Swagger
Já pensou em disponibilizar os resultados do seu modelo numa API?
Saiba que esse é um passo essencial para o que chamamos de "produtização" de modelos de Machine Learning e até mesmo para o Machine Learning as a Service (MLaaS). Nesse post o Data Hacker William Wayn mostra o passo a passo de como criar esse tipo de API REST (uma abordagem pode gerar muito mais valor e produtividade para suas entregas). (em Português)
VAGAS DA SEMANA
Senior Data Scientist - B2W
Rio de Janeiro - RJ
 
  • Conhecimento avançado em Python
  • Conhecimento avançado em SQL
  • Experiência com serviços de nuvem, em algum dos provedores (Google Cloud, AWS ou Azure)
  • Desejável conhecimento em Tensorflow / Pytorch e Spark
Data Scientist - IBM
Vitória - ES
  • Conhecimentos em produtos Watson
  • Experiência em Text Mining
  • Experiência com bancos de dados NoSQL
  • Experiência em Cloud
DICA DE LIVROS
Essa semana vimos uma excelente notícia no blog do Marcus Nunes. A editora Springer disponibilizou gratuitamente para download mais de 500 títulos de diversas áreas do conhecimento. Para facilitar a vida dos Data Hackers nós consolidamos em uma planilha os livros das áreas relacionadas a Dados, Tecnologia, Matemática e Estatística (e em outra aba da mesma planilha todos os outros). São mais de 150 livros (incluindo livros de Time Series, Análise de Sobrevivência, Álgebra Linear, Cálculo, Computer Vision, Análise Preditiva etc) que podem ajudar muito na formação de qualquer cientista de dados.

Obs: Os links são do site da própria editora e não sabemos até quando estarão disponíveis gratuitamente.(em inglês)
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Como está o o comportamento em relação ao distanciamento social nos Estados Unidos?
Os Estados Unidos já são o país com o maior número de casos de COVID-19 no mundo (mais de 330 mil até o momento em que escrevo esse texto e os casos aumentam a cada minuto). Na tentativa de conter o rápido avanço do vírus uma das primeiras medidas é o distanciamento social ou quarentena. O estudo que separamos hoje trás diversas visualizações de dados incríveis mostrando como cada região do país tem se comportado em relação a quarentena, comparando em relação a renda, população, posição política etc.  
(em inglês)
PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]

#QUARENTENADADOS: Aprenda Ciência de Dados gratuitamente com o Guilherme Silveira da Alura
20 a 25 de Abril de 2020
São 5 aulas gratuitas ensinando Data Science do Zero, além das aulas online você vai contar com a ajuda da comunidade Data Hackers no Slack para tirar dúvidas. (em português)

Hackfest no Amazonas: Pandemic Hackfest Saúde
11 e 12 de Abril de 2020
A proposta é uma Hackaton 100% online onde os desafios vão girar em torno do enfrentamento da crise pandêmica do vírus COVID-19. (em português)
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

©2018-2020 - Data Hackers, Todos os direitos reservados.

Site por Kaordica