Newsletter

Finalmente: Descobrimos qual o salário de um Cientista de Dados no Brasil! 👉 💵 😮

Enviado em: 2020 M05 18
View this email in your browser

O mistério foi finalmente revelado:
Quanto ganha um Cientista de Dados no Brasil?
 


Fala, Data Hacker!

Na última semana disponibilizamos os dados da pesquisa do mercado de trabalho brasileiro de dados, realizada pela comunidade Data Hackers no final de 2019 e com base nesses dados os próprios membros da comunidade já começaram a fazer análises incríveis, respondendo a dúvidas de muitos de nós, como por exemplo:

- Qual o salário de um Cientista de Dados no Brasil?
- Carreiras de gestão pagam um salário maior que as carreiras técnicas?
- Existe diferença significativa nos salários de Homens e Mulheres que trabalham na área de dados no Brasil?

Diante de tantas análises incríveis, resolvemos separar algumas delas e trazer para essa newsletter e além disso trouxemos uma verdadeira aula do Mario Filho ensinando o passo a passo de como analisar os dados da pesquisa do Data Hackers, para que você também possa fazer suas próprias análises.

E tem mais, você tem se preocupado com a performance dos seus modelos em Python? Trouxemos um post que mostra como otimizar seus scripts e quanto isso é importante; Além disso vamos mostrar como o Deep Learning tem mudado nossas vidas; Mostraremos como construir modelos de machine learning mais justos, evitando o viés; Vamos falar sobre as novidades do SKlearn 0.23; Um tutorial sobre ML na GCP (Google Cloud Platform); Livro gratuito sobre matemática para Machine Learning e muito mais...

Já deu pra ver que tem muito conteúdo hoje, certo? Vamos começar?

Finalmente: Uma fonte segura mostra o salário de um Cientista de Dados no Brasil!

Na última semana abrimos os dados da pesquisa do Data Hackers sobre o mercado de trabalho de dados no Brasil para toda a comunidade e a primeira análise que muita gente resolveu fazer foi tentar descobrir qual o salário de um Cientista de Dados do Brasil, afinal esse é uma das maiores hypes da profissão.

Pensando em responder essa pergunta e muitas outras, nosso community manager Mario Filho preparou uma verdadeira aula, explicando passo a passo sobre como analisar os dados da pesquisa, dessa forma qualquer Data Hacker pode extrair os dados e tirar suas próprias conclusões!

Além disso é possível ter acesso aos Kernels e ver todo o código utilizado nas análises para aprender e pegar inspiração, no kaggle já tem dezenas de análises da pesquisa e separamos 3 delas para você:

1 - Kernel da live do Mario Filho explicando passo a passo como analisar os dados da pesquisa
2 - Kernel do Data Hacker Leonardo Fuchs tentando descobrir se Cientistas de dados ganham mais de 22 mil reais por mês
3 - Kernel do Data Hacker Aguiar com visualizações de dados incríveis da pesquisa

Que tal fazer suas próprias análises? Esta é uma ótima oportunidade para matar a curiosidade, aprender mais e ampliar seu portfólio. Fica a dica!

5 maneiras que o Deep Learning está mudando nosso dia a dia


O Data Hacker Lauro Oliveira teve a excelente ideia de traduzir para nossa comunidade um dos posts que está em alta no grupo Data-Driven Science. O post utiliza diversos exemplos práticos para tratar de um tema super relevante que é o quanto o Deep Learning vem impactando nosso dia a dia.  (em Português)
 

Precisamos falar sobre a performance do Python


Nesse bate papo incrível sobre a performance da linguagem Python, Victor Stinner e Julien Danjou passaram pelos principais aspectos para a otimização de códigos utilizando essa linguagem tão amada pelos Data Scientists. Falaram de temas importantes como o que está por trás da perda de velocidade, como mensurar a performance, soluções para otimizar algoritmos e os principais problemas enfrentados por aplicações de grande escala. 
(em Inglês)
 
TÓPICOS AVANÇADOS
5 novidades incríveis do Scikit-Learn 0.23
A turma do Kdnuggets fez um resumo das principais novidades disponibilizadas na mais nova versão do Scikit-Learn. As novidades vão desde novos GLM's até melhorias em modelos como o K-Means. (em Inglês)

Construindo IAs mais justas
A Data Hacker Letícia Gerola resolveu trazer para a discussão um assunto muito relevante nos dias de hoje: Como reduzir o viés de modelos de machine learning e criar inteligências artificiais "mais justas".
Quem acompanha a comunidade a mais tempo sabe o quanto esse tema é importante e que já foi até fonte de discussão em nosso podcast, no post a Letícia fala sore alguns dos principais problemas enfrentados e alternativas para evita-los.  (em Português)

Machine Learning como uma Função Serverless no Google Cloud Platform
Está pensando em colocar modelos de Machine Learning em produção usando o GCP? Nesse post o Data Hacker João Paulo Martins mostra como é possível criar um pipeline para fazer deploy de um modelo de ML como uma função serverless na Google Cloud Platform. O post é um verdadeiro tutorial pois mostra como fazer passo a passo. (em Português)
VAGAS DA SEMANA
Data Analyst - Cargill
Uberlândia - MG
  • Experiência com ferramentas de análise de dados: Tableau, Power BI, Alteryx, SAP
  • Modelagem de dados
  • Data Visualization
  • Inglês avançado
  • Experiência com modelagem de dados e data mining
  • Habilidades para trabalhar com alto volume de dados
  • Experiência no desenvolvimento de relatórios analíticos
  • Fluência em Inglês
DICA DE LIVRO

10 entre 10 profissionais de dados acreditam que ainda poderiam obter melhores conhecimentos em matemática para lidar melhor com os desafios de Machine Learning. Esse é exatamente o objetivo desse livro, explicar a teoria matemática que está por trás dos modelos de Machine Learning, como álgebra linear, probabilidade, modelos de regressão e SVM.  A boa notícia é que o livro acaba de ser disponibilizado gratuitamente. (em inglês)
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Os itens mais procurados pelos brasileiros durante a quarentena
Você consegue imaginar quais são os itens mais procurados pelos brasileiros na internet durante essa quarentena? Pijamas, cadeiras de escritório, aspirador de pó e muitos outros itens estão em destaque e a equipe do Nexo Jornal fez uma pesquisa bem interessante mostrando que a busca por alguns desses itens nunca foi tão expressiva.
(em Português)
PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]

Live com o Guilherme Silveira da Alura ensinando a analisar os dados da pesquisa do Data Hackers
17 de Maio de 2020 - 20:30  - Link do Twitch da live

Meetup Big Data & Analytics I B2W Digital
20 de Maio de 2020

Open Space Data Sprints: Construindo um Data Lakehouse com AWS na prática
26 de Maio de 2020
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

©2018-2020 - Data Hackers, Todos os direitos reservados.

Site por Kaordica