Newsletter

O Data Hackers vai te dar um Playstation 5!¬†ūüéģ

Enviado em: May 16, 2022
View this email in your browser

Está no ar o Challenge State of Data Brazil uma competição que vai dar prêmios incríveis para as melhores análises da pesquisa State of Data!


Fala Data Hackers, hoje √© dia de um importante an√ļncio:

J√° foi dada a largada para o Challenge da pesquisa State of Data Brazil 2021, uma competi√ß√£o que vai dar pr√™mios de peso para as melhores an√°lises dos dados da pesquisa. Ainda n√£o acredita? Veja s√≥ os pr√™mios:

  • 1¬ļ Lugar: 1 Console PlayStation 5
  • 2¬ļ Lugar: 1 Oculus Quest 2 VR Headset
  • 3¬ļ Lugar: 1 ASUS Monitor port√°til ZenScreen de 15,6 polegadas 1080P
Fique atento ao restante da newsletter para entender como participar e concorrer a esses prêmios.

Al√©m disso temos v√°rios outros assuntos quentes no mundo dos dados para atualizar sua semana:

Challenge State of Data: Compartilhe suas análises e concorra a prêmios incríveis

2022 est√° sendo um grande ano para a comunidade Data Hackers!

Depois de todo o sucesso da pesquisa State of Data Brazil, temos orgulho de anunciar o Challenge, uma competição que vai premiar as melhores análises feitas com base nos dados da pesquisa.

√Č uma √≥tima oportunidade de explorar os dados do mercado de trabalho em data no Brasil, melhorar seu portf√≥lio de an√°lises e ainda concorrer a pr√™mios incr√≠veis como um PS5, um Oculus Quest 2 e um monitor port√°til de alta resolu√ß√£o. Al√©m desses pr√™mios, os 10 notebooks com mais upvotes no kaggle da pesquisa State of Data v√£o ganhar um kit com uma camiseta da comunidade Data Hackers.

As regras para participação na pesquisa podem ser acessadas nesse link.

A competição vai ficar no ar até o dia 12/07/2022 e a banca avaliadora vai contar com alguns dos maiores especialistas brasileiros na área de dados, que vai avaliar as análises de acordo com os seguintes critérios:

  • Relev√Ęncia das an√°lises apresentadas
  • Qualidade das visualiza√ß√Ķes
  • Originalidade das an√°lises
  • Documenta√ß√£o e legibilidade do c√≥digo

N√£o deixe de fazer parte desse desafio e concorrer aos pr√™mios e n√£o se esque√ßa de compartilhar com os amigos!
Acesse o site: stateofdata.com.br/challenge
(em Português)

Prefeitura do RJ cria seu pr√≥prio √≠ndice de varia√ß√£o de pre√ßos: Conhe√ßa o √ćndice Frang√£o Carioca

Inspirado no √≠ndice Big Mac (que j√° foi assunto dessa newsletter), a prefeitura do Rio de Janeiro desenvolveu um √≠ndice que √© a cara do carioca: √ćndice Frang√£o Carioca. Por meio do levantamento feito por aplicativo de entrega, a pesquisa analisou os pre√ßos dos frangos, com farofa e batata, em 160 bairros diferentes.

Al√©m de criativo, o indicador frang√£o √© uma forma de entender em parte o consumo no Rio. Os dados apresentados pela pesquisa mostram a disparidade econ√īmica presente na cidade e sua implica√ß√£o no consumo do frang√£o, um alimento t√£o presente na vida do carioca. (em Portugu√™s)

Como o Ifood utiliza AI para enriquecer as descri√ß√Ķes dos menus dos resteurantes e melhorar seus sistemas de busca e recomenda√ß√£o de produtos


Um dos grandes desafios para as solu√ß√Ķes de recomenda√ß√£o e busca de plataformas est√° na qualidade dos meta-dados. Como esse tipo de servi√ßo engloba uma variedade muito grande de usu√°rios e produtos √© muito dif√≠cil modelar os sistemas de forma que todo o volume de informa√ß√Ķes fique bem catalogado e organizado, tornando ainda mais dif√≠cil a vida de engenheiros e cientistas que precisam otimizar os sistemas de busca e recomenda√ß√£o de produtos.

Diante desse desafio a equipe do Ifood resolveu utilizar técnicas de NLP para que a própria descrição textual dos menus pudesse servir de input para os metadados dos produtos de forma automatizada.

Nesse post eles contam em detalhes todo esse processo. (em Ingl√™s) 

Veja o que vai mudar no futuro da AI com a chegada do GPT-4


O GPT-3 √© sem d√ļvida nenhuma um dos algoritmos de maior destaque no atual cen√°rio da intelig√™ncia artificial aplicada a solu√ß√£o de problemas comuns. Anunciado em 2020 pela OpenAI o algoritmo impressionou o mundo com sua capacidade de imitar textos escritos por humanos com realismo incomum para m√°quinas.

Porém após 2 anos, o mercado já começa a criar uma certa expectativa em relação a seu sucessor o GPT-4, que está prestes a sair do forno.

Nesse artigo, uma das mentes brilhantes por tr√°s do GPT-4 da detalhes sobre as principais diferen√ßas entre os modelos e o que poderemos esperar desse novo e robusto modelo. (em Ingl√™s)
DICA DE VIDEO
Veja o que as empresas de maior destaque na √°rea de dados no Brasil est√£o fazendo para atrair e reter profissionais 
Na √ļltima semana tivemos uma live muito interessante com pessoas que est√£o a frente de times de dados em empresas de destaque no Brasil como Nubank, Hotmart, Bain & Company e Magalu, e o assunto foi: "Como atrair e reter talentos de dados no Brasil". No bate papo os convidados mostraram em detalhes os desafios de cada uma das empresas nesse tema, compartilhando curiosidades, dicas e estrat√©gias que eles tem utilizado para encarar esse cen√°rio.  (em Portugu√™s)
OUTROS T√ďPICOS
5 plataformas para disponibilizar apps de Machine Learning em produção de forma gratuita
Conheça as melhores plataformas de hospedagem gratuitas para implementar seus projetos de Machine Learning em produção. (em Inglês)

Entenda como funciona a Intelig√™ncia Artificial que promete acabar com os problemas de tr√Ęnsito das grandes cidades
Cansado de ficar horas preso no tr√Ęnsito? Fique tranquilo que j√° existe um projeto de IA que promete utilizar a intelig√™ncia dos sinais de tr√Ęnsito e fluxo de ve√≠culos para acabar com os problemas de engarrafamento e excesso de fluxos em grandes vias. (em Ingl√™s)

Uma lista completa de estratégias para fazer a melhor escolha de features nos seus modelos de Machine Learning
Um dos grandes desafios para quem desenvolve modelos de Machine Learning é a etapa de Feature Selection, pensando nisso esse artigo trás uma série de estratégias organizadas para facilitar esse processo. (em Inglês)

Dicas de como os analistas de dados podem gerar mais valor nas empresas
Não basta ser um bom analista, é necessário gerar valor para as empresas. Isso pode parecer óbvio mas a grande maioria das pessoas que trabalham na área de dados nunca sequer pararam para pensar nisso. (em Inglês)

Aprenda como reduzir o tempo de treinamento de modelos de ML de horas para poucos minutos
Quase todo mundo que trabalha na √°rea de dados um dia acabar√° enfrentando o problema de ter modelos t√£o complexos que j√° n√£o caber√£o na mem√≥ria da m√°quina, levando uma eternidade para serem treinados. A boa not√≠cia √© que j√° existe uma maneira melhor de lidar com esse desafio, utilizando um conceito chamado de paralelismo de dados. Esse artigo mostra em detalhes como enfrentar e superar esse tipo de desafio. (Em Ingl√™s)
Conheça o Promobit a maior comunidade de ofertas do Brasil
Quantas vezes você já comprou algo e viu que estava mais barato em outro lugar?
Se você está em busca daquela sua placa de vídeo nova pra rodar seus modelos, quer saber quando aquele livro que você está namorando há tempos entrar em promoção, ou simplesmente quer pagar menos em um produto que está de olho, você precisa conhecer o Promobit: a maior comunidade de ofertas no Brasil!

Eles contam com mais de 900 ofertas atualizadas diariamente pra voc√™ aproveitar, al√©m de ter uma forte comunidade de pessoas que comentam e d√£o dicas sobre como aproveitar as melhores promo√ß√Ķes. Voc√™ ainda pode montar sua lista de desejos para ser notificado quando um produto entrar em promo√ß√£o. Baixe o app e instale para come√ßar a aproveitar!  (em Portugu√™s)
VAGAS DA SEMANA
  • Lidar bem com n√ļmeros, tendo capacidade anal√≠tica excelente;
  • Experi√™ncia com UX Design e condu√ß√£o de seus processos;
  • Rigor na an√°lise de resultados e na documenta√ß√£o da √°rea;
  • Conhecimento em SQL, An√°lise Explorat√≥ria de Dados, Python / R;
  • S√≥lida experi√™ncia em engenharia de dados;
  • Conhecimento em arquitetura de Data Lakes e pipelines de dados;
  • Conhecimentos em CI/CD;
  • DataOps/MLOps;
MEME DA SEMANA
Estudar estatística? Matemática? Cara vai por mim eu sei como rodar modelos de Machine Learning em poucos cliques...
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Inflação no Brasil: descubra os itens que mais subiram os preços desde 2020

N√£o √© novidade pra ningu√©m que o Brasil vive um dos piores momentos inflacion√°rios das √ļltimas d√©cadas, mas j√° parou para pensar em quais os itens que tem sofrido maior impacto de mudan√ßa dos pre√ßos? Seriam os combust√≠veis os maiores vil√Ķes ou os alimentos? Nessa an√°lise feita pela equipe do Nexo Jornal √© poss√≠vel entender em mais detalhes esse movimento. (em Portugu√™s)

PR√ďXIMOS EVENTOS E MEETUPS
Meetup - Arquitetura e processamento de dados
25 de Maio - Evento Gratuito e 100% Online

TDC - Innovation
01 a 03 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online

Women in Data Science Recife
04 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online
Obs: Call for papers j√° est√° aberto

Data + AI Summit
27 a 30 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online


Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium