Newsletter

O mapeamento completo do mercado de dados do Brasil

Enviado em: October 18, 2021
View this email in your browser

State of Data Brazil: A pesquisa do Data Hackers está de volta e cheia de novidades


Fala, Data Hacker! É muito bom te ver de volta em nossa Newsletter!
Hoje estamos cheios de novidade, portanto decidi já começar essa edição com o Spoiler completo: A pesquisa do Data Hackers está de volta!

Após um ano de 2020 complicado devido a pandemia, a pesquisa volta com diversas novidades incríveis que vamos explicar com detalhes ao longo dessa newsletter.  

Responda a pesquisa, ajude a comunidade e ainda concorra a prêmios

Mas não é só isso, veja outros conteúdos que teremos hoje:

Nova parceria para a comunidade: Data Hackers + Bain & Company

É com muito orgulho que anunciamos que a Bain & Company, uma das maiores e mais importantes empresas de consultoria globais, é a mais nova parceira da comunidade Data Hackers.

A primeira iniciativa dessa parceria é o State of Data Brazil 2021. A Vector e a Bain & Company estão nos apoiando no desenvolvimento e condução da pesquisa, nos ajudando a levar o projeto para outro patamar (as novidades você vai ver a seguir.

State of Data Brazil 2021: A pesqusia do Data Hackers está no ar

A pesquisa do Data Hackers está de volta e repleta de novidades incríveis!


Se você ainda é novo por aqui, em 2019 a comunidade Data Hackers realizou o maior mapeamento do mercado brasileiro de dados até então, foram mais de 2.000 pessoas participando ativamente da pesquisa. No final os dados foram anonimizados e compartilhados com os membros da comunidade para que todos pudessem fazer suas próprias análises. Devido aos problemas de 2020 essa iniciativa parou, mas agora voltou com tudo!

Em parceria com a Bain & Company, lançamos o State of Data Brazil 2021, a pesquisa completamente remodelada e cheia de novidades.

O objetivo dessa vez é conseguirmos mapear:

  •  Onde estão os profissionais de dados do Brasil
  • Salário e carreira
  • Maiores desafios de DS, DE, DA, Gestores etc
  • Ferramentas mais utilizadas pelos profissionais
  • Tecnologias que tem ganhado destaque
  • O impacto do cenário remoto na área de dados
e muito mais.

A pesquisa vai acontecer em 5 etapas:

  1.  Coleta dos dados: Em novembro e dezembro vamos coletar os dados e precisamos muito da sua ajuda na divulgação!
  2. Sorteios de prêmios: Vamos fazer 2 lives no canal do youtube do Data Hackers e sortear mais de 200 packs de adesivos do Data Hackers para quem responder a pesquisa. Os packs serão enviados gratuitamente para a casa dos ganhadores como forma de agradecimento pela participação.
  3. Report State of Data Brazil 2021: A Vector e a Bain & Company vão nos ajudar a construir um relatório com todo o panorama da área de dados no Brasil, contemplando carreira, salários, frameworks, ferramentas e tecnologias mais utilizadas.
  4. Compartilhamento dos dados com a comunidade: Depois da anonimização dos dados, vamos compartilhar o dataset na integra com toda a comunidade, isso vai permitir que você explore os dados e faça suas próprias análises sobre o mercado brasileiro de dados.
  5. State of Data Challenge: A cereja do bolo, já que vamos abrir os dados para a comunidade, por quê não fazer uma competição? Vamos dar prêmios incríveis para os melhores estudos desenvolvidos com base nos dados da pesquisa.
Acreditamos que essa iniciativa vai levar a pesquisa para outro patamar e se consolidar como a maior e mais completa pesquisa sobre o cenário de dados no Brasil, mas só vamos conseguir isso com a ajuda de todos. Dessa forma já deixamos aqui um pedido para que você Data Hacker nos ajude nessa divulgação, fazendo a pesquisa chegar ao maior número possível de profissionais de dados.

Podemos contar com a sua ajuda?
Compartilhe esse link: www.stateofdata.com.br
 

Como a Netflix combina estratégias de Teste AB, RecSys e ML para te incentivar a escolher filmes e séries rápido


Você já reparou que as capas de filmes da Netflix não são capas oficiais e que elas ficam mudando? A verdade é que eles sabem que se você não escolher o que assistir em 90 segundos existe uma alta probabilidade que você feche o app e vá fazer outra coisa.

Esse é apenas um dos processos fortemente baseado em ferramentas analíticas que a Netflix tem em seu produto, mas existem muitos outros. Esse post fala exatamente disso, mostrando como a Netflix utiliza os dados no pros processos de tomada de decisão.

Para complementar temos essa thread do Twitter onde o Trung Phan reuniu os principais detalhes do sistema de recomendação deles,  o post é ultra-completo e ele precisou de 21 tweets pra isso. (em Inglês) 

Descubra as tecnologias "queridinhas" dos Data Engineers em 2021


Esse é um daqueles posts direto ao ponto (afinal ninguém gosta de enrolação) e apresenta mais de 40 das principais tecnologias utilizadas por Data Engineers em 2021.

A lista é bem vasta e conta com ferramentas de qualidade de dados, ETL, observabilidade, gestão de metadados, feature store e muito mais. Vale muito a pena olhar com calma, pois talvez tenha alguma ferramenta que você ainda não conheça mas que resolva suas maiores dores de engenharia de dados. (em Inglês)
OUTROS TÓPICOS
Modelagem Uplift , para que serve?
Apesar de ser um conceito ainda pouco explorado Uplift Modeling pode ser considerado um mix entre inferência estatística e Machine Learning. Nesse post Oriel Zambrano explica em detalhes esse processo e da dicas de uma lib criada pela booking.com que facilita o uso dessa técnica no dia a dia. (em Português)

O guia completo de MLOps
Esse projeto tem ocmo objetivo organizar de maneira simples os principais conceitos de MLOps, facilitando a vida de quem está começando nesse novo mundo. (em Inglês)

3 passos para ter sucesso no processo de migração de dados
Migração de dados é quase sempre um processo muito complexo. Não importa se é apenas migrar os dados de um sistema para outro ou de uma cloud para outra, o que virá pela frente sem dúvidas será muito desafiador. Nesse post são apresentados 3 passos para facilitar a vida de quem precisar trabalhar com isso. (em Inglês)

Um guia passo a passo para começar a utilizar os recursos de AutoML da AWS
Esse post/tutorial apresenta o passo a passo de como você pode começar a utilizar o Autopilot e outros recursos de AutoML disponíveis na AWS. (em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
  • 5+ anos de experiência em liderança
  • SQL
  • Ferramentas de Dataviz (Tableau, Looker etc)
  • Pipeline de dados e ETL
  • Sólidos conhecimentos em análise de dados com impacto em negócios
Gerente de Data Science & Analytics - DataSprints
Belo Horizonte - MG
*Vaga exclusiva para mulheres
  • Experiência prévia, mínimo de 2 anos, como gerente e/ou coordenador de times de dados.
  • Profundo conhecimento e domínio de Estatística, Probabilidade e Aprendizado de Máquina.
  • Experiência prévia com AI & ML em produçao para grandes organizações ou startups relevantes no mercado.
  • Experiência prévia hands-on com projetos complexos de Machine Learning e AI, frameworks de Data Science e produtização de modelos.
DICA DE VIDEO
Você consegue ver o Gorila nessa imagem?
A dica de vídeo da semana vem diretamente do canal do Data Hackers no Youtube. Dessa vez o Paulo resolver falar sobre um experimento muito interessante envolvendo o processo de análise exploratória de dados. Também conhecido como "Hipótese do Gorila" foi um experimento feito com estudantes, que foram testados a realizar uma análise de dados e validação de hipótese, mas no meio do estudo existia uma pegadinha. O resultado foi impressionante, vale a pena conferir o vídeo para entender o que aconteceu. (Em Português)
MEME DA SEMANA
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Quais o volume de armas nucleares nas mãos dos diferentes países?

Atualmente diversos países no mundo tem programas nucleares, armamentos e defesas baseadas nesse tipo de tecnologia. O Dataviz dessa semana fala exatamente disso, a relação de países que possuem esse tipo de armamento com o destaque para o volume de armas nucleares que cada país tem (dica a visualização tem muito mais do que a imagem acima veja pelo link).  (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]
Oreilly Radar: Data & AI
14 de Outubro - Evento Gratuito e 100% Online

Build AI Hackathon - Hackmakers
29 de Outubro a 05 de Novembro - Evento Gratuito e 100% Online

Microsoft Ignite
02 a 04 de Novembro - Evento Gratuito e 100% Online

Pass Data Community Summit
08 a 12 de Novembro- Evento Gratuito e 100% Online
 
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium