Newsletter

O mercado de dados em 2022: O que vai mudar?¬†ūüĎÄ

Enviado em: November 22, 2021
View this email in your browser

O mercado de dados em 2022:
O que vai mudar?


Fala, Data Hacker. Chegamos a mais uma edição da sua newsletter favorita!

O assunto principal da Newsletter de hoje é também um convite:
Topa participar de um bate papo onde vamos discutir ao vivo as principais mudan√ßas que podem ocorrer no mercado de dados em 2022? 

Esse é o tema da Live do Data Hackers que vai rolar essa semana, vamos discutir sobre como essas mudanças vão trazer impactos para as empresas e para os profissionais de dados. Para participar basta se cadastrar nesse link e acessar o canal de Youtube do Data Hackers na terça-feira dia 23/11 as 20h (horário de Brasília).

Além disso precisamos falar de Engenharia de Dados. Todos nós sabemos o quanto a área de DE está aquecida e cheia de novidades, por isso decidimos chamar dois especialistas de peso, que atuam em projetos de larga escala para contar pra gente mais detalhes sobre toda essa evolução que a área vem passando no mais recente episódio do nosso Podcast.

Aviso importante: A pesquisa State of Data Brazil est√° chegando as semanas finais! O maior mapeamento do mercado de dados brasileiro continua no ar e voc√™ ainda pode ajudar a comunidade com suas respostas. A pesquisa j√° conta com mais de 2.200 respostas e j√° √© um marco para a √°rea de dados do nosso pa√≠s. N√£o deixe de participar e contribuir com a comunidade, leva menos de 10 minutos! Pode dar essa for√ßa pra gente?

E mais, ainda nessa edição você vai conferir:

Live com os fundadores da comunidade Data Hackers
Tema: O mercado de dados em 2022

Na pr√≥xima ter√ßa-feira dia 23/11 √†s 20h vamos fazer uma live exclusiva no canal do Data Hackers no Youtube para debater sobre as principais mudan√ßas que podem ocorrer no mercado de dados em 2022.

√Č um bate papo imperd√≠vel, onde voc√™ vai poder contribuir com suas perguntas ao vivo e no final vamos sortear adesivos da comunidade. Cadastre-se para ser avisado na hora da live!

O passado, o presente e o futuro da Engenharia de Dados

Já se perguntou o que será da área de Engenharia de Dados nos próximos anos?

Com o passar do tempo essa área vem evoluindo muito, e toda essa evolução tem levado ao surgimento de novas ferramentas, técnicas e processos. Mas como será o futuro de tudo isso?

Como forma de nos aprofundarmos nessa discussão convidamos dois especialistas no assunto para um bate papo descontraído no mais recente episódio do Data Hackers Podcast.

Gustavo Campos (Prezado) lidera a √°rea de engenharia de dados da Hotmart e o Rodrigo Carneiro (Teoria) √© especialista em Big Data na TKSolution (Tok&Stok) e juntos contaram um pouco de toda essa evolu√ß√£o que esse mercado passou at√© aqui, falaram dos desafios que enfrentam hoje e por fim deixaram suas previs√Ķes sobre o que ainda est√° por vir pela frente.

Para escutar o podcast do Data Hackers basta acessar esse link, mas se preferir pode escutar no SpotifyiTunesGoogle PodcastCastbox e muitas outras plataformas, incluindo nosso site oficial.  (em portugu√™s)

Conhe√ßa o RASA: Uma ferramenta open source para automatizar aplica√ß√Ķes conversacionais tanto de texto quanto voz

 
Rasa é um framework que utiliza Machine Learning para automatizar conversas baseadas em texto e voz.

Através do Rasa, você pode criar assistentes virtuais em diversos serviços diferentes, como:
  • Facebook Messenger
  • Slack
  • Google Hangouts
  • Webex Teams
  • Microsoft Bot Framework
  • Rocket.Chat
  • Mattermost
  • Telegram
  • Twilio
E ainda tem recursos para assistentes de voz como:
  • Alexa
  • Google Home
No github do projeto você pode encontrar mais detalhes da ferramenta, incluindo tutoriais.
(em Ingl√™s) 

Voc√™ tem acompanhado as evolu√ß√Ķes da √°rea de modelagem de dados?


Quando falamos em modelagem de dados a maioria das pessoas logo pensa em tabelas fato e dimensão orquestradas através de ferramentas de ETL tradicionais, mas a verdade é que muita coisa vem mudando.

Esse artigo se aprofunda em como o processo de modelagem e transformação de dados vem evoluindo, passando por diferentes fases e paradigmas.

Além disso ele aborda as principais técnicas e ferramentas que vem ganhando destaque nas stacks modernas de dados.

Obs: Esse artigo é um "must read" para qualquer profissional de dados que quer encontrar formas de aumentar a eficiência do dia a dia. (em Inglês)
OUTROS T√ďPICOS
Como compreender artigos de Deep Learning e reproduzir os resultados por conta própria
Esse artigo mostra em detalhes qual a estrutura de um paper de Deep Learning e o que voc√™ precisa fazer para conseguir reproduzir o conte√ļdo e obter bons resultados. √Č um guia muito interessante para quem quer se aprofundar mais na parte acad√™mica e acompanhar de perto as principais inova√ß√Ķes da √°rea. (Em Ingl√™s)

Como é o dia a dia de quem trabalha com DataOps?
Uma √°rea que vem crescendo muito √© a √°rea de DataOps. Com o aumento dos desafios e complexidades dos processos da √°rea de dados, as empresas precisam de um volume cada vez maior de profissionais especializados em cada etapa da opera√ß√£o. Esse artigo mostra em detalhes os desafios de quem atua com DataOps.  (em Ingl√™s)

Como utilizar o Plotly no R?
Nem todo mundo sabe que é possível utilizar o Plotly no R (e o ggplot em Python também). Pensando nisso a galera do Curso-R fez um post mostrando um passo a passo de como utilizar essa biblioteca tão completa no R. (em Português)
VAGAS DA SEMANA
  • Conhecimento em banco de dados e linguagem SQL;
  • Experi√™ncia com manipula√ß√£o, an√°lise e visualiza√ß√£o de dados (Tableau, Metabase ou outras ferramentas de visualiza√ß√£o de dados);
  • Ser√° considerado diferencial conhecimento em marketing digital;
Data Project Analyst - Shopee
S√£o Paulo - SP
 
  • Vic√™ncia na √°rea de Business Intelligence ou Analytics;
  • Conhecimento em metodologias √°geis (Kanban/Scrum);
  • Experi√™ncia em projetos de dados;
  • Conhecimentos em Git/Gitlab;
DICA DE LIVE CODING
Supletivo DH: Reinforcement Learning

O Supletivo Data Hackers dessa semana vai abordar um dos temas mais quentes na √°rea de AI, o Reinforcement Learning! Teremos um evento totalmente hands-on explicando como e quando utilizar essas t√©cnicas em seus projetos de AI. Dessa vez o evento vai ocorrer no dia 24 de novembro (quarta) √†s 20h. (em Portugu√™s)
MEME DA SEMANA
E você se considera uma pessoa preparada para entregar seus dados pessoais para o Metaverso?
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Enem tem menor n√ļmero de inscritos desde 2005

Dessa vez o dataviz da semana vai abordar o Enem 2021, prova que teve in√≠cio esse final de semana, e come√ßa com um dado alarmante. A prova tem cerca de 3,4 milh√Ķes de inscritos em 2021, em mais uma prov√°vel consequ√™ncia da pandemia e isolamento social, o Enem teve uma redu√ß√£o de 64,35% em rela√ß√£o ao recorde de 2014. (em Portugu√™s)

PR√ďXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]
Live do Data Hackers - O mercado de dados em 2022: O que vai mudar?
23 de Novembro - 20 h - Evento Gratuito e 100% Online
B√īnus: Sorteio de adesivos da comunidade Data Hackers

Supletivo DH: Reinforcment Learning
24 de Novembro - 20h - Evento Gratuito e 100% Online

DBT Coalesce: The Analytics Engineering Event
06 a 10 de Dezembro - Evento Gratuito e 100% Online

Build Streaming Applications with ksqlDB
08 de Dezembro - Evento Gratuito e 100% Online
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium