Newsletter

O rosto que vai desbloquear seu celular

Enviado em: August 16, 2021
View this email in your browser

Um rosto para todos governar


Fala, Data Hacker! Seja bem-vindo a mais uma newsletter!

Nas últimas semanas, pesquisadores de Israel anunciaram o desenvolvimento de uma rede neural que é capaz de criar "rostos mestres", que nada mais são que rostos que podem desbloquear múltiplas identidades. Segundo eles, 9 rostos sintetizados já são capazes de gerar rostos mestres para mais de 40% da população de três sistemas de autenticação facial. Na news de hoje trazemos mais detalhes sobre o paper.

E mais na news de hoje: como é trabalhar com dados no Grupo Boticáriopor que nenhum modelo para Covid funcionou; dicas para economizar memória em datasets grandes, e muito mais.

Trabalhando com dados no Grupo Boticário - Data Hackers Podcast 43

Nosso mais novo episódio está no ar e dessa vez nós trouxemos os amigos do Grupo Boticário para nos contar como é trabalhar com dados no maior grupo de beleza do mundo. Pra essa conversa, nós convidamos Mariana Oliveira (Data Product Owner), Erika Cipriano (Analista de BI e Analytics) e Antonio Junior (Data Scientist) para compartilharemm com a gente um pouco do dia a dia deles nesse papo bem descontraído. (em Português)

Lembrando que você pode encontrar o podcast do Data Hackers no SpotifyiTunesGoogle Podcast, Castbox e muitas outras plataformas, incluindo nosso site oficial.

O "rosto mestre" que engana 40% dos sistemas de autenticação facial


O algoritmo, que usa técnicas de Generative Adversarial Network (GAN) e StyleGAN, ao ser testado em um dataset específico para esse propósito (o LFW, da University of Massachusetts), os pesquisadores descobriram que um único rosto era capaz de desbloquear 20% das identidades encontradas no dataset. (em Inglês) 

Muitas AI foram criadas para lutar contra o Covid. Nenhuma delas funcionou


Com a explosão de casos de Covid-19 ao redor do mundo, muitas ferramentas de IA foram criadas para identiicar padrões em pacientes, prever evoluções clínicas, e auxiliar na tomada de decisão de médicos. Um estudo apresentado no Technology Review mostrou que nenhum deles teve aplicações clínicas e, alguns, eram até prejudiciais. (em Inglês)
OUTROS TÓPICOS
Em que Julia é ruim?
Julia é uma linguagem de programação que tem sido utilizada para diversos fins em data science. Muitos dos posts que já compartilhamos aqui na news enaltecem em que tarefas Julia manda bem. Mas, e quanto ao que ela não é boa? (Em Inglês)

14 dicas para economizar memória RAM para datasets maiores que 1GB
Confira essas dicas bem práticas para você não sugar toda a RAM do seu computador ao lidar com datasets. Tem dicas desde gerar pequenas amostras dos dados até o uso de generators. (Em Inglês)

Triton: a linguagem baseada em Python para programar na GPU
A OpenAI anunciou recentemente a Triton: uma linguagem open-source para programar redes neurais com GPU. O principal atrativo da linguagem está na sua semelhança com Python (diminuido a curva de aprendizado) e a sua capacidade de usar eficientemente o hardware, mesmo para aqueles sem experiência com o CUDA, da Nvidia. (Em Inglês)

A história do algoritmo de Forecasting da Amazon
Dica do nosso Community Manager Mario Filho, esse post da Amazon mostra a história de mais de uma década de utilização de modelos de forecasting na Amazon. (Em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
  • Ensino superior completo
  • Python ou R
  • Conhecimentos em Matemática, Estatística e Machine Learning
  • Exp. com Tableau, Power BI ou similares
  • Conhecimento em processos de Data Science
  • Conhecimento básico em Estatísticas
  • Conhecimento básico em Gestão de Produtos
  • Ótima comunicação
DICA DE VÍDEO
Gerando código de Data Science com o OpenAI Codex
O Codex é o principal combustível do Github Copilot: uma AI assistente que gera código, e que já mencionamos anteriormente aqui no Data Hackers. O pessoal da OpenAI lançou esse vídeo mostrando o Codex em ação, e é realmente muito impressionante o seu funcionamento. (Em Inglês)
MEME DA SEMANA
Esse é o famoso "Tem, mas acabou." em Machine Learning
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Qual animal você conseguiria vencer no soco?

Da série "As pesquisas mais aleatórias que você vai ver na vida", a pesquisa perguntou a britânicos (em vermelho) e americanos (em azul) o seguinte: "Qual dos seguintes animais você acha que venceria se você estivesse desarmado?". (em Inglês)

P.S.: quem acha que ganha um ganso (Goose) no soco, com certeza nunca jogou o famoso "Jogo do Ganso" 

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]
Supletivo DH de Apache Spark com Rodrigo Teoria
18 de Agosto às 20h - Evento Gratuito e 100% Online

IV Fórum de Estatística e Ciência de Dados
17 a 19 de Agosto - Evento Gratuito e 100% Online

1º Meetup dbt Brasil
18 de Agosto - Evento Gratuito e 100% Online

Ai4 2021: Exploring Artificial Intelligence Across Industry
17 a 19 de Agosto de 2021 -  Evento Pago e 100% Online

DataOps Summit 2021
28 a 30 de Setembro - Evento Gratuito e 100% Online
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium