Newsletter

Os próximos 10 anos em IA por Andrew Ng 🔮

Enviado em: March 28, 2022
View this email in your browser

Os próximos 10 anos em IA por Andrew Ng


Fala, Data Hackers! Sejam bem-vindos a mais uma news sensacional!

Como vai ser o futuro da IA? Para não falar balela que nem eu, Paulo e Lages falamos nos episódios do nosso podcast, tem que ter calibre e anos de estudo né? Algo que não falta pro nosso mestre Andrew Ng!

O prof. Andrew conta alguns pontos poucos discutidos sobre a centralização de modelos que não atende bem a indústria, como Data-Centric AI vai se manifestar nos próximos anos e também como algumas inovações da pesquisa vão começar a ser mais adotadas mercado a fora.

Mas não é só isso! Tamo cheio de novidades:

Andrew Ng prevê os próximos 10 anos no mundo de IA

Uma das maiores referências em Machine Learning e Inteligência Artificial, o mestre Andrew Ng deu uma entrevista bem bacana pro Venture Beat: contando como vão ser os próximos 10 anos no mundo da IA. Além do papo já recorrente sobre sermos mais "Data-Centric", Ng comenta sobre como a industria precisa mover para uma abordagem mais distribuída de IA, diferente do que acontece no mundo de software/internet. 

AI multi-modal, com o uso de dados de diferentes tipos e contextos para um mesmo modelo, a evolução em chips focados em treinamento de IA e outros temas muito legais, não deixe de ler! (em Inglês)

Porque o Spotify mudou sua ferramenta de Data Orchestration


Após a adoção em massa do Apache Airflow na Eng. de Dados, o Luigi, o principal "concorrente" no mundo de Data Orchestration, criado pelo Spotify, vem sido abandonado.

Mas até seu berço, vai deixar ele na mão?? Sim! Nesse artigo, como sempre, muito completo do time de dados do Spotify argumenta o porquê de sair do Luigi e adotar o Flyte, novo framework para trabalhar com dados em missão-crítica da empresa. Esse novo arcabouço promete muita facilidade e ferramental de grande poder para qualquer stack de big data. Imperdível pra todo mundo que tá perto de Data Engineering! (em Inglês) 

As top 50 Data Startups do mundo!


Todo dia tem uma ferramenta nova no mundo de dados né? O fundo Andressen & Horowitz, um dos que mais investe e tem acertado a boa no mundo de data fez esse post levantando as principais startups/ferramentas do ecossistema atual da Modern Data Stack.

Separada em etapas do ciclo de vida de dados, esse post vai te ajudar a investigar novas ferramentas que podem revolucionar o que você tem feito em sua organização. Leia e fica de olho pra lista dos próximos anos! (em Inglês)
OUTROS TÓPICOS
Big Data: The Game by Firebolt
A nossa jornada no Big Data não é simples né? É Data Swamp, é falta de processamento, é ETL que quebra o tempo inteiro... O pessoal do Firebolt fez um joguinho muito legal mostrando a jornada de dados em outro ponto de vista. Joga aí! (em Inglês)

Fundamentos de Presto e Amazon Athena
Presto é uma das plataformas de processamento de dados open-source mais parrudas dos últimos anos. Nesse post do Data Hacker Bernardo Costa, ele explica como o Presto funciona e faz um paralelo com a oferta do Athena, tool gerenciada da AWS que entrega o mesmo potencial, sem o burden de manter um cluster. (em Português)

Como a Unico faz Privacy by Design usando open-source

Com a LGPD batendo forte, o que mais precisamos é de conteúdo em português sobre o assunto! A galera da Unico, startup brasileira focada em identificação e segurança de dados de usuário juntou ferramentas bem top e tropicalizou para usarmos em pt-br! Nesse post, a Sofia Apuzzo conta como eles usam o Linddun e o Threat Dragon no dia a dia da startup. (em Português)
VAGAS DA SEMANA
  • Graduação completa em cursos de exatas ou áreas afins;
  • Vivência com modelagem e transformação de dados;
  • Experiência com Python, SQL ou NoSQL;
  • Proficiência em Linux;
  • Inglês Intermediário.
  • Análise e solução de problemas;
  • Python e SQL;
  • Experiência com ETL e DW;
  • Experiência com Big Data;
  • Programação para Web;
  • Conhecimento em Cloud, como AWS.
DICA DE VIDEO
NBA Analytics no Data Brew do DataBricks

NBA é uma das ligas mais orientadas a dados de todo o mundo de esportes. No último Data Brew, evento online que o DataBricks faz, teve participação do Alexander Powell, Head of Quantitative Analysis no Charlotte Hornets. Alexander conta como eles usam dados para manter a saúde dos jogadores no controle, em um ambiente de alta-performance. Muito bacana! (em Inglês)
MEME DA SEMANA
Uma coisa nesse quadrinho deixa claro o ambiente robot-acadêmico, pelo menos: breja, cigarro e arrependimentos...
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Como a mortalidade infantil caiu no mundo inteiro

Mais uma viz bacana do site Information is Beautiful, uma informação bem legal: como a mortalidade infantil caiu em todos países do mundo, desde 1950. Maioria dos países do mundo tiveram queda de mais de 80%. Vejam essas e outras visualizações no site. Bacana demais! (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS
Production Reinforcement Learning Summit
29 de Março - Evento Gratuito e 100% Online

7º Fórum Big Data em Oncologia
07 de Abril - Evento Gratuito e 100% Online


Women in Data Science - Recife
04 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online

Data + AI Summit
27 a 30 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online


Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium