Newsletter

print("Você está demitido!") 🔥

Enviado em: July 26, 2021
View this email in your browser

Demissões por AI, SQL e Analytics Engineer, tudo na mesma news


Fala, Data Hacker! Sejam bem-vindos a mais uma newsletter!

Eu já tinha ouvido falar sobre uso de AI em processos seletivos e coisas do tipo, mas, recentemente, pela primeira vez eu ouvi sobre algoritmos que estão automatizando demissões, inclusive quando a pessoa parece estar fazendo um bom trabalho. Esse é o destaque da nossa news de hoje, onde a Bloomberg traz o relato de um motorista da Amazon que foi demitido por e-mail.

Ainda nessa news, você irá ouvir uma provocação sobre os cargos de Analytics, onde, segundo Benn Stancil, estamos em uma encruzilhada sobre o futuro dos perfis desses profissionais. Você também irá conferir como criar times de Data Science em empresas de médio porte, vai entender sobre a OpenAI desligando sua divisão de robótica, e muito mais.

Demitido da Amazon por um robô

Nessa matéria da Bloomberg, eles compartilham o relato de Stephen Normadin, um ex-motorista de entregas da Amazon que certo dia recebeu o email de que ele havia sido demitido. Segundo Normadin, ele estava fazendo um bom trabalho e até então não tinha sido informado sobre sua performance ou problemas de sua personalidade. Confira a matéria completa, onde eles levantam sobre os problemas de termos algoritmos ditando o futuro de trabalhadores. (em Inglês)

A encruzilhada: Analistas deveriam ser Engenheiros?


Essa semana um post de Benn Stancil viralizou, onde ele faz uma análise sobre o panorama atual de cargos de Analytics, como o famigerado cargo de Analytics Engineer, popularizado pela empresa DBT. Segundo ele, empresas tem priorizados perfis de engenharia para cargos que são voltados para análises, e isso nos coloca em uma encruzilhada. (em Inglês) 

Criando times de Data Science em empresas de médio porte


Nesse post você irá conhecer o relato de Erik Bernhardsson, que enfrentou o desafio de criar um time de dados em uma empresa de médio porte. Ele detalha sua experiência principalmente focando em organização e processos, e pouco em tecnologia. Os problemas vão desde poucos ou nenhum dados, expectativas desalinhadas e até falta de liderança de dados. (em Inglês)
OUTROS TÓPICOS
Como pesquisar por conteúdos de dados no Google como um profissional
Há muitos conteúdos sobre dados espalhados pela rede mundial de computadores, não é mesmo? Mas, você sabe como abusar do Google para encontrar exatamente o que precisa? Confira algumas dicas simples que você pode usar para tornar sua pesquisa mais eficiente. (Em Inglês)

Quando rotulagem manual de dados pode se tornar nocivo
Data Labelling (também chamado de Data Annotation) é o ato de categorizar dados para serem usados em treinamento. Na maioria das vezes, esse trabalho é feito de forma manual, e é sobre esse ato que o pessoal da O'Reilly traz nesse post, onde eles mencionam dos perigos que uma má política de rotulagem pode ter, e que essa etapa poderia ser automatizada. (Em Inglês)

OpenAI dissolve sua divisão de pesquisa em robótica
Em um episódio de podcast, o cofundador da OpenAI, Wojciech Zaremba, mencionou sobre o dissolvimento da unidade de pesquisa em robótica da OpenAI para que eles pudessem focar em outras frentes e projetos. O pessoal da Venture Beat detalha mais o caso. (Em Inglês)

O site que muda sempre que você, literalmente, pisca!
Olha que interessante esse site criado pela artista Olesya Chernyavskaya. A cada vez que você pisca, o site muda uma parte do layout. Precisa da câmera ativada pra funcionar. (Em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
  • Ensino superior completo
  • Python ou R
  • Conhecimentos em Matemática, Estatística e Machine Learning
  • Exp. com Tableau, Power BI ou similares
 
  • Exp. em análise de dados
  • Python ou R
  • Boa comunicação
  • Conhecimento em People Analytics e processos de RH
  • Exp. com Tableau, Power BI, ou similares
DICA DE VÍDEO
Episódio do Let's Data podcast com Paulo Vasconcellos
Essa semana eu participei de um episódio do podcast do Let's Data. Foi uma conversa bem legal onde falamos sobre profissional em T, Reinforcement Learning, AutoML e muito mais. Já aproveita pra seguir o canal deles no Youtube e não perder os novos episódios! (Em Português)
MEME DA SEMANA
Vou te dizer a verdade: For Loops me assustam mais.
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Evolução de letras músicas sobre o mesmo gênero

Antigamente as canções sobre amor eram sobre homens falando de mulheres, e mulheres falando sobre homens. Era difícil ver o mesmo gênero representado nos dois lados de um romance, por exemplo. Katy Perry foi um dos primeiros exemplos a utilizar na música "I Kissed a Girl", mas não foi a última. Nesse estudo do The Pudding, eles mostram como tem sido essa evolução que, felizmente, tem se tornado mais comum. (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]
Webinar da Nvidia sobre como aplicar projetos de Deep Learning (gratuito)

Na próxima terça, dia 27 de Julho, a Nvidia vai apresentar um webinar gratuito falando sobre Deep Learning. Você irá aprender sobre os fundamentos desse campo, oportunidades e como empresas estão usando Aprendizado Profundo na resolução de problemas. Se inscreva! (em Português)

NVIDIA:  Develop and Optimize Deep Learning Recommender Systems
29 de Julho - Evento Gratuito e 100% Online
 
Open Class: Ciência de Dados do Setor Público
26 de Julho a 04 de Agosto - Evento Gratuito e 100% Online

Ai4 2021: Exploring Artificial Intelligence Across Industry
17 a 19 de Agosto de 2021 -  Evento Pago e 100% Online

DataOps Summit 2021
28 a 30 de Setembro - Evento Gratuito e 100% Online
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium