Newsletter

Usando Análise de Dados para enxergar um Buraco Negro! ✨🌟💫

Enviado em: 2019 M04 15
View this email in your browser

Usando Análise de Dados para fotografar um Buraco Negro! 

Fala, Data Hacker! Qual aplicação mais legal de Data Science você pode me contar? E se eu te falar que o acontecimento científico mais importante dessa semana só foi possível a partir de algoritmos de Machine Learning?

E é isso que trazemos nessa news! Um trabalho de uma equipe gigante de cientistas, entre eles, a incrível Katie Bauman, estudante de PhD no MIT, de apenas 29 anos, especialista em processamento de imagens. Katie criou o Continuous High-resolution Image Reconstruction using Patch priors (CHIRP)
que usa vários cálculos algébricos para cancelar o noise dos dados coletados e compensar a perda de informação. Depois disso, usa-se Deep Learning para reconstruir a imagem do buraco negro a partir de imagens diversas, com amostras de fotos astronômicas ou não. 

Caramba, complexo hein! Mas massa demais! 

 

E tem muuito mais: Doutor Estranho é Doutor em Estatística, Aprendendo jogar Atari com Deep Learning e uma introdução ao incrível Dremio!

Usando Análise de Dados para fotografar um Buraco Negro!


A estudante de PhD no MIT, Katie Bauman, fez história ao construir o algoritmo responsável por montar a primeira foto feita de um buraco negro na história! Tal foto é mais uma das confirmações que a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein está correta!

Nesta talk, dada em 2016, ela explica didaticamente quais são os nortes do projeto e quais as bases do algoritmo utilizado para montar a imagem. O projeto processou petabytes de dados de imagens coletadas durante anos por 8 telescópios diferentes espalhados pelo mundo.

Neste video, Katie explica quais as ideias utilizadas para tirar todo o noise dos dados coletados e não enviesar o modelo com imagens simuladas ou as equações de Einstein. Imperdível! (Legendado em Português)
 

Aprendendo a jogar Atari com Deep Learning!
 

Você já sabe que dá pra ensinar uma máquina a jogar um jogo, não é? Mas e seu te falar que não é algo tão difícil assim de se fazer? Neste post incrível do Data Hacker Lucas Oliveira você vai aprender como utilizar Deep Reinforcement Learning para ensinar uma máquina jogar jogos como Pacman, Space Invaders e Pong do Atari! O Lucas também explica todos os conceitos que isso envolve. Não deixe de ler! (em Português) 

Como a Lyft organiza e democratiza metadados e fontes de dados


Um dos assuntos mais lembrados e discutidos por nós, Data Hackers, são os mecanismos de se democratizar os dados dentro da organização. Após Uber e Airbnb mostrarem seus cases, agora a Lyft mostra o Amundsen, seu portal de exploração e catálogo de dados. Com interface bonita e user-friendly, o Amundsen facilita obtenção de novos dados e a comunicação entre consumidores e mantenedores de fontes. Incrível! (em Inglês)
 
TÓPICOS AVANÇADOS
Lançamento do Elastic Stack 7.0
Quem já usou a Stack da Elastic, com ferramentas como Kibana, Logstash e o poderoso ElasticSearch, pode comemorar: saiu a versão 7.0! Um novo layout e Dark Theme no Kibana, melhoria nos algoritmos de ranking e recuperação de resultados e várias melhorias no Logstash, Beats e demais ferramentas da plataforma. (em inglês)


O que é e como funciona o poderoso Dremio!

Além do Metabase, todo mundo da comunidade sabe que amamos o Dremio <3. Nosso co-fundador Allan Sene escreveu um guia sobre essa plataforma tão incrível, que vem facilitando a construção e manutenção de Data Lakes em empresas de vanguarda na tecnologia. (em Português)
 

Sharding de Bancos Relacionais na AWS

Desde o surgimento dos bancos de dados, uma das coisas mais difíceis de se fazer em ambientes on-premises é Sharding - distribuir "partes" do banco de dados em diversas instancias. Neste post, a AWS explica como se fazer este tipo de operação, monitorar e ter alta-disponibilidade para qualquer banco no RDS ou Aurora. Imperdível! (em Inglês)
DICA DE CURSO
15 Cursos de Inteligência Artificial de MIT, Harvard e outras GRATUITOS
Dica do Data Hacker Jhon Lucas no nosso Slack, a Harvard está lançando 15 cursos envolvendo Inteligência Artificial: de chatbots a Machine Learning para Genômica. Todos gratuitos, pela plataforma EDx, uma das maiores e mais utilizadas no mundo! (em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
  • Programação em Python ou R
  • Análise de dados
  • Modelos preditivos
  • Pensamento analítico
  • Comunicação através de dados (Storytelling)
  • Conhecimentos de Python Básico
  • Conhecimentos de SQL Básico
  • Experiência em Linux
  • Experiência com Cloud (Diferencial)
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Visualizando a porradaria de Avengers Infinity Wars com dados!
No ritmo da espera pelo filme Avengers Ultimato, o pessoal da Alura montou uma viz incrível: Prevendo o Futuro através de Visualização de Dados e Probabilidades. Baseando no trampo também incrível do Gabriel Schade, eles construíram uma visualização mostrando como qual HP (vida), considerando diversos "turnos" de porrada, Thanos ou Avengers ficariam. Dá pra ver que Thanos provavelmente ficaria com HP entre 60 e 80, enquanto nossos heróis todos já foram pro beleléu :(.

P.S.: Doutor Estranho é Doutor é em Estatística! HAHA Por essa você não esperava, hein, Data Hacker! (em Português)
PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

Workshop de introdução a Elastic Stack
27 de Abril de 2019
Belo Horizonte/MG - Grátis

Cerveja com Dados Curitiba
29 de Abril de 2019
Hop n' Roll Brewpub - Curitba/PR - Grátis​

3º Meetup de Engenharia de Dados
16 de Abril de 2019 - Lista de Espera
Belo Horizonte/MG - Grátis
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.