Newsletter

Vencendo o tédio da quarentena com Data Science! 👊

Enviado em: 2020 M04 13
View this email in your browser

Vencendo o tédio da quarentena com Data Science!


Fala, Data Hacker! Seja muito bem-vindo a mais uma newsletter! Essa aqui foi feita com conteúdos MATADORES DE TÉDIO, pra você que já está jogando pebolim com seus gatos em casa.

Nessa news, trazemos pra vocês uma série inédita da Alura, o QuarentenaDados, com 5 aulas grátis sobre Data Science e muita conversa no chat do Data Hackers, no canal exclusivo pro curso! 

Além disso, trazemos um dilema muito grande sobre expectativa vs realidade no mundo de dados, como criar seus pacotes Python e publicar para todos usarem, mais uma atualização do #DataHackersAssemble e muito mais. Bora la?!

ANTES DE COMEÇAR PRECISAMOS FALAR DE UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE:
#DATAHACKERSASSEMBLE: Campanha para realocação de profissionais afetados pela crise

Continuamos no nosso esforço de apoiar os profissionais de Dados e Tech a superarem os efeitos da crise causada pelo Covid-19. Atualizamos a planilha que compila os contados desses profissionais.

Se você está passando por esse difícil momento ou conhece alguém que esteja, envie uma mensagem para nós no email falecom@datahackers.com.br para incluirmos o nome nessa lista. 

Se você é da área de RH ou trabalha numa empresa que continua contratando mesmo diante dessa crise, acesse a planilha e se tiver qualquer dúvida por favor entre em contato com a gente no mesmo email.

#Quarentena Dados: Aprenda Data Science de GRAÇA com a Alura

 

Nossos queridos parceiros da Alura, Paulo e Guilherme Silveira, estão lançando uma oportunidade MUITO boa pra quem tá com um tempinho sobrando por causa do isolamento social requerido em tempos de Corona: O QuarentenaDados! Depois do QuarentenaDev, o pessoal resolveu lançar GRATUITAMENTE uma série de 5 aulas de Análise de Dados com Python. De Visualização de dados a Machine Learning, um conteúdo muito prático e didático, igual só a a Alura consegue montar.

Além disso, o Data Hackers vai ser a comunidade oficial do QuarentenaDados, com um canal exclusivo no nosso chat no Slack, para tirarmos todas as dúvidas dos estudantes do curso! Imperdível!

Totalmente inédito e gratuito. Se inscrevam! (em Português)

Data Science: Realidade vs Expectativa


Que lindo sonho é entrar no sonhado ramo de Data Science! Só que não. Arrisco a dizer (sem nenhuma base científica, claro :p) que 90% das empresas ainda não estão prontas para fazer Ciência de Dados. Nesse artigo incrível, Dan Friedman, consultor em dados que já trabalhou em projetos para Tesla e WeWork, compila 7 choques de realidade para quem está descobrindo que nem tudo são flores nessa área. (em Inglês)
 

Publicando seu primeiro pacote PyPi


Se você já usa Python no dia-a-dia, sabe que são essenciais as bibliotecas para se fazer de tudo, principalmente Data Science. Quem nunca quis saber como funciona o tal do pip install, não é mesmo? Nesse post no blog do Data Hackers, o Caio Carneloz faz um passo a passo de como você pode usar o PyPi para guardar seus módulos e assim compartilhá-los com todo mundo, de maneira muito fácil e intuitiva. (em Português)
 
TÓPICOS AVANÇADOS
Como Linkedin, Uber, Lyft, Airbnb e Netflix resolvem Gestão e Descoberta de Dados?
Um dos temas mais em voga na nossa área hoje em dia é como gerenciar grandes volumes e variedades de dados, conforme a organização amadurece em seu caminho data-driven. Esse post é um compilado incrível sobre como diversas Big Techs estão resolvendo Data Management & Discovery com ferramentas desenvolvidas in-house: sejam open-source ou não. (em Inglês)

Clustering e Visualização de Dados de uma Playlist do Spotify
Num post muito bacana para o blog do Data hackers, a Lara Galvani faz uma análise de uma lista de músicas do Spotify. Uma exploração bem bacana, utilizando-se de PCA e t-SNE para redução de dimensionalidade e consequente agrupamento das músicas em categorias bem definidas, como músicas lentas, mais agitadas e para dançar ou não. Show! (em Português)
VAGAS DA SEMANA
 
  • Excel Avançado
  • Noções básicas em SQL
  • Superior Completo
  • Diferencial: VBA
  • Diferencial: Power BI
  • Conhecimentos em Cloud (AWS ou GCP)
  • Experiência com Python/Java
  • Experiência em Sistemas Distribuídos e Modelagem de Dados
  • Experiência com BDs SQL e NoSQL
  • Experiência com Spark e Git
  • XP com Big Data e Analytics
DICA DE VIDEO

Nessa crise, um dos principais objetivos das TIs de todas empresas é otimizar suas operações. Grande parte disso, pode vir de Otimizações de custos no uso da nuvem. Nesse webinar, Enrico Bergamo, arquiteto da AWS, vai falar de 6 ferramentas ótimas para gerenciar seus gastos e entender quais melhorias podem ser feitas de modo que você economize o possível, sem perder desempenho. (em Português)
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Produção e Consumo de energia limpa pelo mudo
Grande parte dos países do mundo ainda utilizam fontes não-renováveis para produção de energia elétrica. Esse mapa interativo muito legal mostra o quanto que países e regiões do mundo produzem e consomem energia limpa, com baixos níveis de CO2 e o quão renováveis são. Muito bacana ver que o Brasil vai muito bem nessa área! (em inglês)
PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]

#01 Open Space by DataSprints - Catálogo de Dados: Como resolver com ferramentas open-source
14 de Abril de 2020 - 19:00
Gratuito - 100% Online - Português

Data Talks Olist - Ingestão de Dados em ambiente multi-cloud
15 de Abril de 2020 - 19:00
Gratuito - 100% Online - Português

Spark + AI Summit 2020
22 a 26 de Junho de 2020
Gratuito - 100% Online - Inglês
Facebook
Site
LinkedIn
Twitter
Medium
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* datahackers.com.br.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

©2018-2020 - Data Hackers, Todos os direitos reservados.

Site por Kaordica