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Opa Pessoal. Boa noite.
Gostaria de saber a opinião da galera mais experiente em construção de Pipelines de Dados.
No meu trabalho atual, estou construindo um Pipeline de Dados para trazer dados de uma ferramenta BPMN pra dentro de um datawarehouse e com isso eu possa automatizar a geração de alguns relatórios e monitorar alguns processos críticos.
Eu, com o objetivo de evitar custos e considerando que a empresa já possui uma infraestrutura em Nuvem, decidi fazer tudo usando Python, Postgres, Airflow, Dbt e Docker. Lido com um volume de dados pequeno. Não chega na casa do gigabytes movimentados diariamente.
O fato é que eu decidi aproveitar o meu background de backend e implementar nesse projeto conceitos de clean architecture e DDD. Apesar de eu não estar sendo extremamente ortodoxo na aplicação dos princípios e estar fazendo as devidas adaptações, percebo que talvez eu poderia acelerar a conclusão do projeto se optasse por uma arquitetura mais simples.
A minha grande questão é: Vale a pena aplicar clean architecture em projetos de Pipeline de Dados ou é pura e simplesmente overengineering?
Oi, pessoal! Tudo bem?
Tenho buscado formas de complementar minha renda e já até tentei alguns freelas, mas confesso que nem sempre é fácil encontrar pessoas sérias.
Por isso estou por aqui, aberto a novas oportunidades! Tenho disponibilidade, sou responsável e estou disposto a aprender o que for preciso. Meu último trabalho realizado foi um microsserviço com funcionalidades de RAG.
Se alguém souber de algo online, pode me chamar:
Obrigado pela força!
Guia Prático de Agentes de IA: Produtividade, Ética e Dados
Neste episódio, mergulhamos no novo Guia Prático para Agentes de IA, publicado pela Snowflake e por que você precisa prestar atenção nisso agora.
• O que são Agentes de IA e por que eles estão no centro da nova era da automação inteligente?
• Como acessar dados estruturados e não estruturados se torna o pulo do gato para agentes realmente autônomos?
• Quais os principais desafios técnicos, éticos e operacionais na sua adoção?
Falamos de vieses algorítmicos, colaboração entre humanos e máquinas, segurança e produtividade em escala, com exemplos reais de aplicação em setores como saúde, finanças, marketing e supply chain.
Se você trabalha com dados, IA ou transformação digital, este episódio é obrigatório.
Ouças no Spotify ou no https://www.youtube.com/watch?v=uJkqQVnF7nw
Povo, participei de um podcast e falei um pouco sobre o universo de ciência de dados e carreira.
Hoje às 20h!
🚨ALERTA DE VAGA BOA🚨
Fala Galera, tudo bem?
A Framework Digital está em um crescimento constante e consistente e estamos com mais de 70 vagas abertas.
⚠ Temos duas para ENGENHEIRO DE DADOS SR, com profundo conhecimento em AWS, Spark, Databricks, Arquitetura orientada a eventos e Inglês Fluente.
✅ O mais importante, pagamos bem!
:skin-tone-2: Ficou interessado? Se candidate aqui ou me chame no privado.
Bom dia pessoal, me chamo Breno e estou estudando para entrar na área de dados. Estou fazendo o curso Professional Google Data Analytics, tenho alguns cursos introdutórios em Python também, em paralelo tenho buscado obter mais conhecimento e estou em busca de orientações para montar meu portfólio e encontrar minha primeira oportunidade. Alguém da comunidade teria dicas ou poderia me orientar? Também gostaria de trocar ideias com outros iniciantes.
ola, fiz projeto se puderam reagir ou da uma olhada,agradeço,https://www.linkedin.com/feed/update/urnactivity:7351607864341209089/
O que eu posso fazer por você hoje?
Novo episódio do podcast Think Big Think Data
Consumo Consciente e Marcas Verdes: Estratégias e Branding Corporativo
Sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência para se tornar um diferencial competitivo. Este episódio aborda como marcas ao redor do mundo estão integrando práticas sustentáveis em suas estratégias de branding para se conectar com um público cada vez mais atento e exigente.
A conversa traz reflexões sobre os fatores que influenciam o comportamento de compra de produtos ecológicos, incluindo valores ambientais, confiança, inovação e normas sociais. Também discute o impacto do greenwashing, o uso da tecnologia na construção de narrativas sustentáveis e a importância de uma comunicação verdadeira e transparente.
Casos reais nos setores de hotelaria, varejo e finanças mostram o que funciona na prática quando o propósito é parte da estratégia — e o que pode comprometer a percepção do consumidor.
Para profissionais de marketing, sustentabilidade e branding, é um conteúdo indispensável.